Conheça Quais Os Países Que Não Precisam De Passaporte – Promo Aéreas

Conheça Quais Os Países Que Não Precisam De Passaporte

quais países não precisam de passaporte

Anúncios

Quando consideramos fazer uma viagem internacional ou nacional, sempre pensamos na burocracia e no quão trabalhoso é ter que organizar documentos antes de viajar. Te ajudaremos a viajar com tranquilidade, apresentando quais os países que não precisam de passaporte.

Além disso, quando o assunto é viagens, é importante destacar o planejamento antecipado e pesquisar os preços para não ficar em dívidas e gastar mais do que deveria. 

Ademais, outra preocupação que muitas pessoas têm é o passaporte, um documento de identificação vital para viajar seja no seu país local ou em outros lugares. Ainda assim, sempre terá alguém que não tem o passaporte ou não pretende solicitá-lo, mas isso não impede ninguém de viajar, por existir países que não precisam do passaporte para entrar no país. 

Pensando nisso, mostraremos neste post quais são os países que não precisam de passaporte, bem como seus destinos turísticos para conhecer com a família ou amigos. 

Anúncios

Quais os países que não exigem o passaporte? 

viagem passaporte
Quais países não precisam de passaporte. (Foto: Reprodução)

Acima de tudo, o passaporte é um documento de extrema importância exigido em muitos países do exterior, permitindo a entrada e livre circulação dos turistas. Entretanto, há outras nações onde o documento não é necessário. Devido ao tratado de livre circulação com o Brasil, mas vale ressaltar que há regras e exigências que todo turista deve ficar atento.

De antemão, os países que não precisam de passaporte fazem parte do território sul-americano e que possuem acordos econômicos com o Brasil. Ou seja, são os países do Mercosul. 

Sobretudo, tenha em mente que saber como tirar passaporte e tirar o seu é fundamental, princialmente se quer conhecer o mundo todo.

Anúncios

Quais os documentos exigidos para entrar em países do Mercosul? 

Há certas condições que o turista deve cumprir, ainda que os países aceitem o documento RG como substituto do passaporte. Uma das regras é que o documento de identificação esteja em bom estado, permitindo a fácil leitura dos dados e ter emissão menor a 10 anos. 

Aliás, outros documentos como carteira de habilitação, carteira de trabalho, certidão de nascimento são inválidos a este protocolo. 

Do mesmo modo, a partir do momento que chegar no país você receberá um comprovante de entrada, informando a data e o tempo em que permanece no destino. Por isso, deve guardar e apresentá-lo quando for deixar o país e a perca do comprovante resulta no pagamento de multa, podendo variar dependendo do lugar. 

Alguns países do Mercosul, exigem a apresentação do comprovante de vacina contra a febre-amarela e Covid-19, com exceção do Peru, Chile, Argentina e Uruguai.

Por último, contratar um seguro de viagens é indispensável, sendo obrigatório em alguns países e opcionais em outros. Mesmo assim, recomendamos que tenha um seguro, pois ele te protege em qualquer situação, como extravio de malas, emergência médica, roubo ou caso aconteça algum imprevisto e a viagem precisa ser interrompida. 

9 Países que não precisam de passaporte

Agora que já entendeu que os países da América do Sul não exigem o passaporte e quais documentos são solicitados, é hora de falar o que cada um deles tem a oferecer para curtir sua viagem com tranquilidade, continue lendo! 

1. Argentina

Na lista de países em que não precisa de passaporte está capital Buenos Aires, o destino mais visitado entre os brasileiros e oferece muitas atrações locais, não só por ser próxima do limite territorial. Mas também, pela incrível arquitetura europeia, ruas movimentadas, bairros históricos como San Telmo e La Boca e a famosa avenida 9 de Julio. A cidade abriga o Teatro Cólon, um dos melhores teatros de ópera do mundo. 

Além destes pontos, há ótimos restaurantes onde pode-se estar degustando vinhos saborosos e comer carnes de qualidade com diferentes cortes, tudo por um preço acessível.

Para aqueles que preferem um clima mais ameno, Bariloche é a opção ideal. Está situada na região dos lagos da Patagônia, é conhecida pelas suas paisagens deslumbrantes, montanhas cobertas de neve, lagos cristalinos e uma arquitetura alpina encantadora. É um ponto turístico popular para práticas de esportes de inverno como esqui e snowboard, como também caminhadas e turismo gastronômico.  

Aproveite para visitar Ushuaia, “a cidade do fim do mundo”, que fica próxima à península antártica e se localiza na Terra do Fogo. Oferecendo aos visitantes paisagens de tirar o fôlego. 

O país também conta com outras belas cidades, como Córdoba e Rosário, e uma diversidade de paisagens. Desde as vastas planícies de Pampa até as montanhas da região da Patagônia.  

2. Países que Não Precisam de Passaporte: Bolívia 

O país boliviano é um destino o qual você não irá gastar muito e abrange muitas atrações proporcionando momentos e experiências inesquecíveis.

Desde já, a Bolívia é uma nação rica em cultura, paisagens naturais deslumbrantes e uma história fascinante. O tempo de permanência é de no máximo 1 mês, mas caso o turista brasileiro queira estender sua estadia é preciso tirar um visto específico.  

Dentre os atrativos turísticos, o Salar de Uyuni é o maior deserto de sal do mundo. Suas vastas planícies de sal branco puro se estendem por quilômetros criando uma paisagem surreal, especialmente ao amanhecer ou ao pôr-do-sol. 

A capital La Paz, é a cidade mais alta do mundo, com uma mistura de culturas indígenas e coloniais. Oferecendo uma variedade de locais atrativos, como o Mercado das Bruxas, o qual é um mercado tradicional que vende ervas medicinais, amuletos e entre outros itens associados à bruxaria e à crença andina.

Se quer ter uma vista panorâmica de toda a cidade de La Paz, experimente se deslocar pelo Teleférico de La Paz, um transporte prático e popular onde é possível observar as montanhas circundantes. Entretanto, caso seja uma pessoa aventureira, fazer escaladas na montanha Illimani ou descer a sinuosa Rota da Estrada da Morte de bicicleta desfrutando de uma visão única são ótimas opções de lazer. 

Em suma, o país possui uma grande variação cultural e natural, tornando-o um destino extraordinário e interessante para os visitantes. 

3. Chile 

O Chile também está na lista de países que não precisam de passaporte e há muitos destinos para conhecer, com climas variados, desde o deserto mais quente e seco do mundo até geleiras.

 Primeiramente, a capital de Santiago é uma cidade vibrante, repleta de museus, praças, mercados e uma vida noturna agitada. Nos destaques da cidade estão o Palácio de La Moneda, a Catedral Metropolitana, o Cerro Santa Lucia e o bairro boêmio de Bellavista. 

Ademais, o Chile é muito famoso por seus vinhos de alta qualidade e o Vale do Colchagua é uma das principais regiões produtoras. As vinícolas oferecem degustações e passeios, possibilitando que os visitantes apreciem os vinhedos pitorescos e provem de alguns vinhos chilenos. 

Para os visitantes que preferem uma atração mais singular, a Ilha de Páscoa é perfeita e localiza-se no oceano pacífico. Há aproximadamente 3 mil km da costa chilena. Essa ilha impressiona com suas enormes estátuas misteriosas, construídas pelos habitantes antigos, atraindo visitantes de todo o mundo.

Portanto, vale a pena viajar para o Chile, pois o país tem uma gastronomia deliciosa, uma cultura rica de história e um povo acolhedor. 

    4. Colômbia 

A Colômbia é um país diversificado geograficamente, com uma paisagem variada que inclui montanhas, planícies, florestas tropicais e uma costa no oceano pacífico e no Mar do Caribe. Ademais, é um destino turístico crescente que atrai visitantes com sua beleza natural e atividades de visitação para todos os gostos.

O principal ponto turístico que deve conhecer é a capital Bogotá, que possui uma ótima infraestrutura e é a cidade mais desenvolvida, oferecendo uma mistura de cultura, modernidade e história. Os destaques são o centro histórico de La Candelaria, o Museu do Ouro, o Museu Botero e o Cerro de Monserrate, que proporciona uma vista completa da cidade. 

Além disso, se deseja ter um momento de relaxamento, sugerimos que esteja indo a San Andreas e Providencia, ilhas caribenhas famosas por suas praias de areia branca, águas cristalinas e recifes de coral ideais para mergulho e snorkeling.  Porém, se gosta de aproveitar a viagem com passeios ao ar livre, indicamos que visite o Parque Nacional Natural Los Nevados. Este abriga vulcões ativos, glaciares, lagos e uma paisagem excepcional, perfeita para observação de aves locais, escaladas e caminhadas. 

5. Países que Não Precisam de Passaporte: Equador 

É o menor país da América do Sul e recebeu esse nome devido à linha imaginária que divide o planeta em polos norte e sul e seu clima não é tão quente. Isso acontece porque a Cordilheira dos Andes ocupa um espaço proporcional em seu território e a altitude ameniza a temperatura. Apesar de ser um país pequeno, sua cultura e riquezas naturais não ficam para trás. 

Quito, a capital do Equador é uma cidade encantadora, com seu centro histórico preservado tendo sido declarada Patrimônio Cultural da Unesco e possui muitos edifícios coloniais impressionantes, igrejas e praças. 

Outro local turístico é o Arquipélago de Galápagos, conhecido por sua diversidade única e por ser inspiração para a teria de evolução de Charles Darwin. Neste lugar, você pode explorar ilhas, mergulhar de snorkel para observar a vida marinha e visitar a Estação Científica de Charles Darwin. 

Todavia, se não consegue abrir mão de uma boa praia, Montañita é o lugar certo para ir. Essa pequena cidade costeira é conhecida por suas ondas incríveis e uma vida noturna animada, sendo destino popular para surfistas e mochileiros.

6. Paraguai 

Conhecido por ser um ponto de comércio muito importante, o Paraguai se destaca em termos históricos, belezas regionais e muitas atrações.

Nesse sentido, vá primeiro a Ciudad del Este, um centro de comércio, onde se encontra uma variedade de produtos eletrônicos, roupas, perfumes e entre outros artigos a preços acessíveis e competitivos.

Além deste local, outros atrativos também estão disponíveis para lazer, como, por exemplo, praticar pesca, natação e vela no Lago Ypacaraí, localizado a 50 metros de Assunção. Mas se prefere saber mais sobre a fauna e flora nativas. O Pantanal Paraguaio é um paraíso para os amantes da natureza, repleto de vida selvagem, incluindo jacarés, capivaras, aves e entre outras. 

7. Peru 

Acima de tudo, esse país abriga uma das 7 maravilhas do mundo: a cidade perdida de Machu Picchu, o qual atrai milhares de turistas todos os anos. Situado nas montanhas dos Andes, esse lugar é famoso por suas ruínas impressionantes e belas paisagens.

Contudo, também há outro local que chama muita atenção dos viajantes, a antiga capital do império inca. Cuzco é uma cidade deslumbrante, cheia de história e cultura. Inclusive, se quer aprender mais sobre o povo inca, indicamos que coloque no seu roteiro de viagem. O Vale Sagrado dos Incas, uma região cercada de paisagens pitorescas, vilarejos encantadores e importantes sítios arqueológicos.

Por fim, sugerimos que siga até o Parque De Paracas, que oferece lindas paisagens, como formações rochosas, praias e as Ilhas Ballestas, lar de uma grande variedade de aves marinhas e leões-marinhos. 

8. Uruguai 

Saiba que além de não exigir passaporte para entrar no país, a viagem ao Uruguai é simples, barata e não precisa de planejamento antecipado. Aliás, o tempo de dias para conhecer todos os pontos turísticos é de no mínimo 4 a 7 dias. 

A capital Montevideu, é uma cidade vibrante que equilibra arquitetura moderna e histórica. Dentre os pontos mais populares estão a Cidade Velha, a Plaza Independencia, o Teatro Solis, o Mercado del Puerto e a Rambla de Montevideu, uma bela avenida costeira. Em contrapartida, se prefere um lugar calmo para descansar, esteja conhecendo Salto, ao norte do Uruguai, que possui termas e águas termais para banhos terapêuticos e relaxantes.

Ainda mais, se gosta de curtir a noite, a Punta del Este é um dos destinos mais famosos do país, por ter atrações populares como cassinos, praias e uma vida noturna agitada.

Assim, o Uruguai tem diferentes atividades de lazer para todo tipo de público, que vai desde a centros históricos, praias até baladas e diversão a noite toda. 

9. Países que Não Precisam de Passaporte: Venezuela

Embora a Venezuela tenha passado por conflitos políticos, o país tem muito a mostrar e sua principal atração são as praias.

Primordialmente, a Isla de Margarita é um destino popular entre os turistas. Suas prias deslumbrantes como Playa El Agua e Playa Parguito, convida o visitante para aproveitar o sol e buscar relaxamento.

O arquipélago Los Roques é um paraíso para os amantes de mergulho e de snorkeling e suas águas transparentes e praias de areia branca fazem deste destino uma experiência única e incrível. 

Para viajar para qualquer um desses lugares, é importante conhecer agências de viagem e pesquisar preços em sites como a Decolar (https://www.decolar.com/).

Conclusão Sobre Os Países Que Não Precisam De Passaporte

Nesta matéria, visamos mostrar a você quais os países que não precisam de passaporte, além de explicar quais documentos são válidos para substituir o passaporte e os destinos que não podem faltar na sua viagem.

Sobretudo, os países da América Latina têm como principal protocolo a apresentação apenas do RG, mas, deve estar em bom estado de conservação para não haver frustrações antes de embarcar. Também deixamos explícitos que são viagens internacionais baratas, onde o custo não será tão alto, se comparado a viajar para o exterior, como Estados Unidos, Suíça, Canadá e entre outros países.

Ademais, mesmo que estes países sejam nossos vizinhos e não tenham como regra o passaporte, vale ressaltar que deve ser emitido o documento, caso futuramente, queira fazer uma viajar internacionalmente. 

Também falamos sobre o que cada país tem de singular, no quesito pontos turísticos, muitos possuem monumentos históricos, centros históricos preservados, como também praias e parques de conservação para desfrutar ao máximo.

Compartilhe este post com amigos e familiares para fazer uma viagem memorável sem se preocupar com a burocracia de portar o passaporte.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.