Veja Como Fazer Inscrição Enem e Como Estudar Para Passar! – Promo Aéreas

Veja Como Fazer Inscrição Enem e Como Estudar Para Passar!

inscrição enem como fazer

Anúncios

Um dos seus objetivos para 2023 é passar em uma universidade federal ou conseguir uma bolsa de estudos em uma faculdade próxima a sua casa? Bom, para isso, deve-se entender como fazer inscrição Enem.

Entre todos os vestibulares do Brasil, o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é o que mais abre portas para que estudantes saindo do ensino médio entrem em uma universidade de ensino superior de qualidade. Para te ajudar a conseguir fazer o curso dos seus sonhos, veja aqui tudo sobre a inscrição Enem como fazer.

Ademais, explicaremos cada uma das oportunidades que tem ao seguir o passo a passo de como fazer inscrição Enem. Além de técnicas de ensino que pode aplicar para ter um estudo mais eficaz.

Afinal, Como Fazer a Inscrição Enem?

inscrição enem como fazer
Sala de aula. Fonte: Freepik

O processo para você conseguir fazer inscrição Enem é bem simples e em poucos minutos você consegue realizar todo o procedimento.

Anúncios

Em primeiro lugar você deve acessar o site do Enem INEP, por lá que a inscrição é feita.

Então, chegou o momento de informar seus dados pessoais, para os dados exigidos serem preenchidos. São dados básicos, como o CPF, data de nascimento e e-mail.

Após isso, deve criar uma senha, ela precisa ser simples, de preferência, depois que definir ela, esteja anotando em seu caderno ou em um lugar de fácil acesso para não esquecer.

Anúncios

Em seguida deve informar se precisa de atendimento especial para realizar o vestibular. O processo de inscrição está chegando ao fim.

Bom, agora, deve informar qual é a língua estrangeira que será considerada na sua prova.

Por fim, preencha o formulário socioeconômico, é a partir desses dados que o INEP define quem precisa pagar a taxa de inscrição e quem receberá a isenção.

Pronto, conseguiu finalizar o processo de inscrição Enem. Contudo, não são apenas essas as informações relevantes sobre este concurso. Continue lendo para entender tudo sobre o Exame Nacional do Ensino Médio.

Datas que Não Pode Esquecer no Enem 2023

Primordialmente aparece a data para inscrição no Enem, muita gente esquece a data e acaba não conseguindo realizar o exame. Precisa fazer o passo a passo mencionado anteriormente entre os dias 5 e 16 de junho.

Ademais, se for exigido que pague a tarifa de matrícula, precisará efetuar o pagamento até o dia 21 de junho.

Anteriormente, explicamos que o atendimento especial deve ser solicitado no momento de preencher a inscrição. Bom, o resultado desse pedido será informado até o dia 26 de junho.

Os dias de prova serão 5 e 12 de novembro, mais adiante explicaremos como é aplicada a prova em cada dia.

O gabarito oficial do Enem será divulgado apenas no dia 24 de novembro, mas, os cursinhos sempre lançam gabaritos extraoficiais e pode estar conferindo eles. Já o resultado sai no dia 16 de janeiro de 2024.

Qual é o Valor da Taxa de Inscrição?

Por meio do formulário socioeconômico o Enem determina a condição financeira da família do estudante. Se entenderem que tem uma boa condição financeira, precisará pagar a tarifa de R$ 85,00. Fique atento a data limite para pagar essa taxa (21 de junho), mas o que acontece se não pagar?

Bom, nesse caso a inscrição Enem será considerada inválida. 

Contudo, existem algumas possibilidades para conseguir a isenção da tarifa, sendo elas:

  • Isenção automática: todo estudante de ensino médio das escolas públicas
  • Isenção por lei: se fez o ensino médio em uma escola particular com bolsa integral, também tem isenção. Além disso, se a renda da família não ultrapassar 1 salario mínimo por pessoa, também estará isento.
  • Isenção por Decreto: para as famílias inscritas no Cadastro Único com renda de até meio salário mínimo por família terá a isenção assegurada.

Agora que já entendeu como conseguir fazer a prova sem gastar nada, continue lendo.

Baixe o Aplicativo Enem e Receba Atualizações Sobre Tudo do Vestibular

Em 2017 ,buscando facilitar para que jovens fiquem atentos às datas, foi desenvolvido o aplicativo, por onde se consegue ver todas as informações referentes ao cronograma do vestibular.

Além disso, por ele também verifica o local de prova, bem como o gabarito e até mesmo seu resultado. 

Acaba valendo a pena utilizá-lo, deixando muito mais fácil a verificação das informações do Exame Nacional do Ensino Médio.

Como é Aplicado o Exame Nacional do Ensino Médio?

inscrição enem como fazer
Pessoa estudando. Fonte: Freepik

No tópico onde mencionamos as datas, podemos verificar que o Enem é aplicado em dois dias. Explicaremos agora como é aplicado o exame em cada um.

Primeiro Dia de Prova

No primeiro dia de prova do Enem você é obrigado a responder 90 questões.

Sendo que 45 são sobre linguagens (40 de Língua Portuguesa e 5 da língua estrangeira que determinou durante a inscrição Enem).

As outras 45 estão relacionadas às matérias de ciências humanas (História, Filosofia, Geografia, Sociologia).

Além disso, precisa fazer uma redação, o tema pode variar muito, o importante é que esteja bem preparado para conseguir falar sobre qualquer tema.

As questões e a redação devem ser feitas em no máximo 5h30min, sim, é um tempo bem curto para fazer uma prova tão extensa.

Para conseguir uma boa nota, deve focar no que tem maior peso. Sem dúvida, nesse primeiro dia, o foco principal deve ir para a redação. Separe até 1h30min para fazer o texto.

O restante do tempo, faça uma divisão entre as questões de linguagens e humanas.

Segundo Dia de Prova

No segundo dia do Enem vai ter que fazer questões sobre matemática e ciências da natureza (Biologia, Física e Química).

E o que tem mais peso é o segundo dia, pois, são matérias mais difíceis e que acabam exigindo mais esforço do estudante.

O ideal é que comece pelas questões de matemática, elas tomam mais tempo. Porém, seja estratégico, responda primeiro as questões que sabe que levam pouco tempo.

Sendo assim, as que verificar que são complicadas e exigem muito tempo deve pular e deixar para resolver apenas no final.

Após fazer isso vá para as questões de natureza e siga a mesma lógica, comece pelas fáceis e depois no final da prova efetue as difíceis.

Entenda Como é Determinada a Nota do Enem

Como pôde verificar, existem 5 pesos no Exame Nacional do Ensino Médio (Linguagens, Humanas, Matemática, Naturezas e Redação).

Cada uma dessas partes que compõem o Enem, receberá uma nota que oscilará de 0 a 1000. Sendo assim, a média final é definida pela soma da média de cada parte da prova.

Apenas para exemplificar, imagine que tirou as seguintes notas:

  • Linguagens: 680 pontos;
  • Humanas: 700 pontos;
  • Matemática: 750 pontos;
  • Naturezas: 780 pontos;
  • Redação: 950 pontos.

Nesse exemplo, sua média final seria de 778 pontos, sendo considerada uma nota excelente que já te garante a aprovação em várias universidades do Brasil.

Vale ressaltar que dependendo da instituição e também do curso as matérias podem ter peso diferente para aquela universidade.

Por exemplo, quem realiza o Enem buscando obter aprovação em Direito na USP, verificará que as notas de linguagem e redação têm peso 2 quando comparado às demais.

Quanto Tempo Estudar Para Passar no Enem?

Em primeiro lugar, se está começando agora a estudar para o Enem, tenha em mente que provavelmente não será aprovado no primeiro exame, pois, diversas pessoas fazem esse vestibular e a concorrência é bem alta.

Ainda mais se busca realizar cursos como medicina, direito, engenharia, psicologia e matérias relacionadas, essas que são profissões muito buscadas.

Nesses casos a única forma de ser competitivo durante o Sisu, Fies ou Prouni, é tendo uma média superior a 700 pontos.

Porém, se você vem estudando de 9 meses a um ano aplicando bons métodos de estudo, priorizando a realização de questões pode ser aprovado logo na primeira prova.

Vale salientar que para ser aprovado é necessário ter pelo menos de 2 a 4 horas de estudo para o vestibular diariamente, tirando um dia no fim de semana para descansar.

Sendo assim, é necessário ter muita disciplina para conseguir ser aprovado após fazer a inscrição Enem, essa é uma habilidade socioemocional difícil de desenvolver, principalmente se não manteve o hábito de estudar durante o ensino médio.

Como Começar a Estudar Para o Enem?

estudos
Jovem estudando. Fonte: Freepik

Se quer começar agora a estudar para o Enem, deve focar em organização. Pode parecer chato, mas é importante ter uma rotina. Se é um estudante e não tem outras responsabilidades, foque no estudo, agora se está trabalhando, precisará ter ainda mais disciplina.

Ok, depois de definir quais as horas em que se dedica aos estudos, deve ver as matérias que têm maior afinidade e aquelas que têm maior peso na nota final do Enem.

Bom, é um consenso que as matérias mais importante dessa prova são:

  • Redação;
  • Matemática;
  • Naturezas;
  • Linguagens;
  • Humanas.

Lembrando que essa ordem tem como base o que é determinado pelas instituições, se for aplicar a nota que obteve em alguma instituição privada o peso das matérias podem ser diferentes.

Então, deve-se priorizar principalmente a redação e a matemática. A nota que obtiver no texto o que tiver que fazer será muito importante, por conta disso, recomendamos que faça duas redações por dia. É válido que faça a contratação de um serviço de correção das provas, para ver o que precisa melhorar.

Se tem dificuldade com matemática estude essa matéria 3 dias por semana.

Outro dica importante para ser  aprovado no Enem é que não estude apenas uma matéria por dia, o ideal é que separe o seu tempo de estudo a fim de conseguir estudar 2 matérias por dia.

Lembre-se que em vestibulares, precisa estudar muita coisa, sendo importante revisar os assuntos que estudou. Para isso, use o aplicativo de revisão espaçada Anki.

Como a quantidade de matérias que deve estudar é bem grande, pode ser necessário que faça a contratação de um cursinho preparatório. Há várias opções no mercado, como o Estratégia Vestibulares, Sala do Saber, Descomplica, entre outros.

Veja Como Concorrer a Vagas em Universidades

Depois que o resultado da prova é divulgado o aluno pode estar concorrendo a vagas em 3 programas, Sisu, ProUni e Fies. Esses 3 são iniciativas do governo para buscar a democratização do acesso ao ensino superior. Entenderá cada um deles agora.

Sisu

O primeiro deles é um dos mais famosos, o Sisu, por ele, faz a inscrição para vagas nas principais universidades públicas do país. Sendo assim, não precisará pagar nada para estudar nelas.

Em alguns casos, consegue receber até uma bolsa para conseguir se manter, se morar longe.

Essas universidades acabam sendo excelentes principalmente para quem pensa em trilhar para o caminho acadêmico, realizando estudos científicos, entrando no futuro em um mestrado ou doutorado.

A nota no Sisu depende muito do curso, no geral, as matérias da área de humanas costumam ter uma média mais baixa, já aquelas ligadas à área da saúde exigem notas elevadas.

O Sisu é aberto alguns meses após a divulgação do resultado da prova e pode se candidatar em dois lugares diferentes, não importando se é o mesmo curso ou não.

Apenas para ilustrar, pode concorrer em Medicina na UFMG e Psicologia na USP.

Depois de definir as vagas, precisa apenas aguardar o encerramento, no decorrer dos dias, verifique  se está dentro ou fora das vagas.

ProUni

O ProUni diferente do Sisu é destinado a universidades/faculdades privadas. Por ela, consegue bolsas de estudos, essas podem ser de 50% ou de 100% tudo depende da nota que obtiver.

Com toda certeza, essa opção é interessante para os estudantes que não querem ficar longe da família, já que a chance de uma universidade próxima de sua residência e de participar do programa é bem alta.

Fies

Por fim, aparece o FIES, diferente do ProUni onde você consegue uma bolsa de estudos, e não precisa se preocupar em pagar nada depois de concluir o curso, aqui é um financiamento.

A vantagem é que só começa a pagar o curso depois que concluir seus estudos e já estiver no mercado de trabalho.

A ordem com que ambos os processos seletivos de alunos são aplicados é a mesma pela qual explicamos, ou seja, primeiro é aberto o Sisu, seguido do ProUni e só depois o FIES.

Se conseguir se alguém desses processos, depois deve informar uma série de documentos. A universidade entra em contato pedindo os dados do aluno, então, por ora, apenas foque em se preparar para o Enem.

Conclusão Sobre Como Fazer Inscrição Enem

Inicialmente você deve seguir o passo a passo para fazer inscrição Enem. Se seguir o que foi passado não haverá nenhum erro e em poucos minutos já terá sua inscrição efetuada.

Logo depois mencionamos as principais datas do Exame Nacional do Ensino Médio, deve-se guardar todas elas para não esquecer e o ideal é usar o app Enem.

Após isso, foi demonstrado como é feita a aplicação da prova, explicamos detalhadamente as matérias que deve demonstrar conhecimento em cada um dos dias do Enem. Aliás, também entendeu como é determinada a nota final.

Por fim, buscamos te ajudar a entender um pouco mais sobre os programas do governo que podem te levar até uma universidade federal ou te fornecer uma bolsa de estudos para não ter que se preocupar com o custo das universidades privadas.

Esperamos que todas as informações referentes a como fazer inscrição Enem, bem como todo o processo para ser aprovado no exame tenha ficado claro.

Esteja compartilhando esse post com seus amigos, para que eles também entendam como é o Enem.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.