Anúncios
Você sabe o que é parcelamento compulsório? Primeiramente, quando o pagamento da fatura do cartão de crédito não é realizado, essa atitude consequentemente pode acabar levando para um parcelamento compulsório. Sendo assim, essa é uma opção oferecida como uma maneira de ajudar os seus clientes e pode se tornar útil na hora de ajudar a organizar suas finanças pessoais.
Entretanto, é importante saber como o parcelamento compulsório funciona na prática e quais impactos ele pode acabar causando para seu orçamento antes de recorrer a ele.
Se você deseja saber mais sobre o parcelamento compulsório e como ele funciona na prática, nesse artigo vamos te explicar tudo de forma detalhada para que você tenha um bom entendimento. Confira!
Afinal, o que é parcelamento compulsório?
Em primeiro lugar, o parcelamento compulsório é um processo que acontece quando um cliente se encontra no rotativo do cartão de crédito. E por isso, passa a pagar um valor entre o mínimo da fatura e a menor opção de parcelamento. Desse modo, esse valor funciona como entrada e automaticamente o restante da dívida é parcelada junto da taxa de juro mais baixa comparada a cobrada no rotativo.
Anúncios
Essa é uma definição simplificada do que é parcelamento compulsório. Além disso, é possível ativar dentro do prazo de 24 vezes, conforme o valor pago como entrada.
Sabendo exatamente o que acontece quando sua fatura do cartão de crédito deixa uma parcela para trás. Acaba ficando mais fácil entender o que é parcelamento compulsório. É importante levar em consideração que essa modalidade de parcelamento de fatura é uma iniciativa do Banco Central (Bacen) que limita o uso do crédito rotativo.
Antes disso, os clientes de cartão de crédito usavam o crédito rotativo de modo indefinido. Contudo, a alta taxa de juros mensais fazia a dívida aumentar de forma contínua caso o valor total não fosse pago dentro do prazo determinado. Desse modo, a resolução nº 4.549/2017 foi criada pelo Banco Central para conseguir mudar esse cenário.
Anúncios
Prazo
Na forma prática ela determina que o mesmo saldo deve financiado duas vezes pelo crédito rotativo dentro de um período de 30 dias. Isso acaba fazendo com que o rotativo se torne uma opção apenas para momentos de emergência. Assim, permitindo que você consiga se organizar financeiramente e retorne a pagar o valor total da fatura.
Após o período de 30 dias, é necessário pagar ao menos o valor mínimo da próxima fatura. Isso porque ele inclui o saldo remanescente da fatura anterior. Caso o pagamento seja abaixo do valor mínimo, o parcelamento compulsório realizado automaticamente.
Ligação entre parcelamento compulsório e crédito rotativo
agora que provavelmente você já conseguiu entender o que é parcelamento compulsório. Deve estar se perguntando se ele tem alguma ligação com o crédito rotativo. A verdade é que o parcelamento compulsório está diretamente ligado ao crédito rotativo do cartão de crédito.
Isso acontece porque o crédito rotativo se trata de uma modalidade de crédito oferecida pelas instituições financeiras que não pagam o valor total da fatura do cartão de crédito em um determinado mês. Em situações como essa, o cliente pode escolher optar por pagar apenas uma parte referente ao valor total da fatura. Assim, fazendo o saldo que resta participar do rotativo.
Entretanto, o que diferencia essas duas modalidades é o impacto que cada uma delas acaba causando na próxima fatura do cliente. Em situações de ativação do crédito rotativo, é cobrado na próxima fatura o valor completo que não foi pago na fatura anterior e com os juros de encargos. Além disso, ao parcelar sua fatura, existe a possibilidade de fazer em até 24 vezes.
Acima quando falamos sobre o parcelamento compulsório, você viu que neste modelo as condições são iguais. Entretanto, o que diferencia é que não existe uma intervenção do cliente. Ou seja, a própria instituição bancária acaba fazendo o parcelamento de forma automática, e dá o nome de compulsória a essa modalidade.
Além disso, para fazer o parcelamento compulsório você não pode rotacionar o mesmo saldo residual duas vezes. O que significa que o saldo no qual você carregou para a fatura do mês seguinte não pode continuar carregado para os outros meses. Ou seja, caso você esteja em uma posição na qual efetuou o pagamento mínimo da parcela e na próxima fatura pretende pagar uma quantia abaixo do mínimo informado, automaticamente o compulsório é informado.
Quando acontece o parcelamento compulsório?
Como você pode ver até agora, o parcelamento compulsório acontece em casos de inadimplência no cartão de crédito. Ou seja, quando você não faz o pagamento do valor total da fatura, consequentemente o parcelamento compulsório é ativado de forma automática pela instituição financeira à qual o cartão pertence.
Entretanto, ela também pode ocorrer quando você paga um valor abaixo do mínimo da fatura no próximo mês e essa quantia é igual ou maior do que o valor de entrada do plano de parcelamento com mais números de parcelas disponíveis para você.
É possível cancelar o parcelamento compulsório?
Bom, não é possível solicitar o cancelamento do parcelamento compulsório, isso de acordo com as regras de regulamento do Bacen. Sendo assim, essa modalidade acontece de maneira automática após o período de 30 dias no rotativo. E a maneira mais eficaz e prática de evitar esse parcelamento é procurar maneiras de realizar o pagamento da sua fatura pendente o mais rápido possível. Uma dessas maneiras é quitar todo o montante devido à vista. Ou então solicitar o pagamento do acordo seguindo as condições da sua instituição financeira.
Nesse caso, se você não deseja fazer o pagamento dos juros que incidem na parcela cobrada, a melhor opção é fazer o pagamento do valor em uma só vez. Mas para isso é fundamental que você se planeje financeiramente para conseguir arcar com os custos da fatura anterior e da atual.
Tenha uma reserva de emergência
Imprevistos financeiros acontecem o tempo todo e com todo mundo, com isso, eles podem fazer com que você gaste um valor que não estava planejando. Dessa forma, permitindo o atraso do pagamento da fatura do seu cartão de crédito, entre outras contas.
Contudo, existe uma forma de lidar com essa situação sem precisar mexer no seu orçamento, nesse caso, é a famosa reserva de emergência. Ou seja, você não precisa gastar o dinheiro que guardou da sua Campos de Jordão Viagem esse dinheiro já é destinado para quando você passa por imprevistos financeiros que podem chegar sem avisar a qualquer momento. Por esse motivo, é bom estar sempre preparado.
Dessa forma, quando eles acontecerem você pode usar essa quantia de dinheiro que está guardada sem precisar atrasar seus pagamentos fixos, ou gastar o dinheiro que já estava destinado para outra coisa.
Conclusão sobre parcelamento compulsório
Durante o artigo você pode aprender na prática o que é parcelamento compulsório, como ele funciona e etc. Sendo assim, como você viu, essa é uma medida tomada diretamente pelos governos pensando em regularizar a economia do país e estimular o consumo.
Um dos principais pontos para conseguir entender melhor sobre o parcelamento compulsório é saber que ele não depende da vontade do devedor. Mas sim de uma determinação legal, além disso, não é possível solicitar seu cancelamento.
Ao longo do artigo, te ensinamos formas de evitar essa situação e colocar as dívidas do seu cartão de crédito em dia. Isso porque essa é a única solução que fará você se livrar do parcelamento compulsório e de taxas desnecessárias.