Anúncios
A busca incansável pela qualidade de vida, desloca centenas de brasileiros para o exterior todos os anos. Porém, sabemos que muitas pessoas não abrem mão do calor humano, belezas naturais e a cultura vibrante que só o Brasil possui, por isso selecionamos as melhores cidades para morar no território brasileiro
Se está com dúvida, se deve ou não sair do país, porque não buscar as melhores cidades para morar no Brasil? O território brasileiro abriga diversas cidades com índices de qualidade de vida, educação e segurança altíssimos, sem contar com as belezas naturais que cada local tem.
Neste post, falaremos sobre as 10 melhores cidades para morar, além de te ajudar a decidir qual a mais adequada e favorável para você.
Por que devo continuar morando no Brasil?
Agora, deve estar se perguntando porque continuar morando no Brasil, se há tantos outros países incríveis para se viver.
Anúncios
A resposta para essa questão é bem mais simples do que parece; muitas pessoas são apaixonadas pelo Brasil.
Para alguns, mudar de cidade significa ficar longe de familiares, amigos, cultura e tradição, tornando a decisão ainda mais difícil.
Por isso, para aqueles que estão insatisfeitos com o local atual de moradia, mas não querem sair do Brasil, tenha certeza, existem cidades encantadoras para se morar.
Anúncios
Além disso, com o avanço tecnológico gera mais facilidade para se deslocar de uma cidade a outra.
O que é ótimo para quem trabalha remotamente e não quer sair do conforto de sua casa. Por isso, se está considerando encontrar um local novo para viver, continue lendo essa matéria.
Melhores Cidades Para Morar
Confira agora as 10 melhores cidades para morar no Brasil, além de explicarmos sobre o clima, infraestrutura e lazer.
10. Vitória-ES
Em décimo lugar, no ranking das melhores cidades para morar, encontramos Vitória, capital do Espírito Santo.
É uma das três ilhas brasileiras que são capitais, juntamente com Florianópolis em Santa Catarina e São Luís, no Maranhão.
Apresenta um clima tropical e áreas de mata Atlântica tornando suas praias encantadoras e com uma vista belíssima.
A praia mais famosa de Vitória é a Praia do Camburi, que tem bastante movimento de pessoas, possibilitando a prática de esportes.
Além de tudo, a cidade possui muitas praças e parques para passeios e fazer exercícios, como o Parque Moscoso e a Pedra da Cebola e entre outros.
Também é possível conhecer sua história e tradições muito valorizadas pelo povo local, por exemplo, pode-se visitar a Capela de Santa Luzia, construída em 1537,e o viaduto de Caramuru erguido em 1925.
Atualmente, a cidade de Vitória foi reconhecida como metrópole pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), devido ao elevado nível populacional, totalizando mais de 4 milhões de habitantes. Por conta disso, a infraestrutura está em contínua expansão.
Em relação à saúde e educação, a capital é destaque, está entre as cidades com a melhor pontuação do país.
O municiou conta com uma ótima infraestrutura educacional, incluindo uma universidade pública. Na área da saúde, é considerada a cidade com maior qualidade na prestação de serviços médicos no Brasil.
9. Melhores cidades para morar: Campinas-SP
Primeiramente, em 2019 foi considerada a cidade mais inteligente e conectada do país no Ranking Connected, da empresa Urban System. Ademais, é considerada uma das melhores cidades para se empreender, e por conta disso atrai diversas empresas.
No quesito lazer e turismo, ela oferece bons teatros para se estar indo, como o Teatro Oficina do Estudante Iguatemi e o Teatro Municipal José de Castro Mendes, um importante ambiente cultural para artistas da região.
Além disso, também há o Museu de Arte Contemporânea de Campinas(MACC) localizado na região central e o Museu de História Natural para os amantes de biologia.
Para aqueles que gostam de curtir um bom passeio ao ar livre, também há muitas opções de parques e praças. O Parque Portugal, o Parque Pico das Cabras e o Bosque dos Jequitibás são os mais frequentados e possibilitam aos visitantes caminhadas, atividades físicas ou um tempo para curtir em família.
Mesmo uma cidade interiorana paulista, ela possui uma excelente localização, facilitando a locomoção tanto dentro como fora da cidade, contando com mais de 200 linhas de ônibus.
Para quem mora em ponte aérea, a vantagem é estar próximo ao Aeroporto Internacional de Viracopos.
Para quem pondera estudar, a cidade dispõe de uma das melhores instituições de ensino superior do país, como a Unicamp e a PUC. Além de inúmeras opções de escolas para rede infantil e fundamental com uma alta qualidade de aprendizagem.
8. Taubaté-SP
É uma cidade que oferece um clima mais saudável que a capital, vem crescendo constantemente e acolhe muito bem aqueles que buscam trabalho, cultura e moradia.
A cidade conta hoje com diversas indústrias, um comércio forte com dois shoppings centers, centros de compras, atacadistas, museus, centros de lazer e muitos prédios e condomínios.
No Brasil, a maior preocupação é a segurança, contudo, algumas cidades vêm se destacando e Taubaté é uma delas, pois o índice de criminalidade diminui a cada ano.
Taubaté possui quilômetros de ciclovias e ciclofaixas para quem prefere se locomover usando bikes, skate e patins, pistas e locais para caminhadas, parques e fácil acesso a todas as regiões da cidade e rodovias.
Há muitas opções de lazer na cidade, é possível visitar o Museu Monteiro Lobato, localizado no Sítio do Pica Pau Amarelo, onde o escritor famoso morou quando criança, o Museu Mazzaropi, construído para homenagear o cineasta brasileiro com um acervo incrível de pertences do artista, Museu de história natural e museu centro cultural municipal.
Ademais, se é o tipo de pessoa que gosta de comer, mas se preocupa com o preço, saiba que a cidade possui incontáveis opções para seu bolso, que vão desde pastéis de feira com caldo de cana no mercado municipal até renomados restaurantes.
Em suma, a capital da literatura infantil é muito bem estruturada nos quesitos de lazer, transporte público, saúde, sendo que é muito requisitada por moradores da cidade vizinhas para tratamentos médicos
Destacando-se também na educação, principalmente no nível superior, pois a cidade conta com instituições públicas e privadas.
7. Melhores cidades para morar: Curitiba-PR
Primeiramente, a capital paranaense possui uma infraestrutura excelente, que pode ser notado pelo seu planejamento urbano e seu inovador sistema de transportes públicos. Por exemplo, o sistema integrado de transporte público, onde os moradores locais pagam uma única passagem e podem pegar mais de ônibus para ir aos terminais de um bairro ao outro, evitando que gastem muito mais.
Além disso, conta com mais de 200 quilômetros de ciclovias no centro da cidade e em alguns parques e bairros.
Curitiba possui mais de 30 parques, mas aqui citaremos apenas o Parque Barigui, o Parque Tanguá e o Parque São Lourenço. Assim como os bosques de Portugal, italianos, alemães e a Praça do Japão, que une diversos grupos étnicos que compõem a cultura atualmente.
O Jardim Botânico é o principal cartão postal da cidade, que possui uma enorme estufa em arco, que recebeu o nome de Palácio de Cristal, seguidamente pelo Parque das Pedreiras e UNILIVRE(Universidade Livre do Meio Ambiente).
A cultura também é forte nessa região, ela hospeda uma série de eventos culturais, como a grande feira de artes e artesanato. Pode estar visitando vários museus, incluindo aqueles dedicados à história natural, arqueologia, arte contemporânea e o famoso Museu Oscar Niemeyer, o arquiteto que projetou Brasília, capital do Distrito Federal.
Em contrapartida, se gosta de curtir e provar o sabor da culinária regional da cidade, adorará o Festival de Frango, Polenta e Vinho e o Festival Sabor Brasil. Vale ressaltar que também acontece o Festival de Curitiba, as quais são uma mistura de todas as manifestações culturais.
6. Franca-SP
Localizada na região nordeste de São Paulo, ela se situa entre três polos econômicos importantes: São Paulo, Belo Horizonte e Rio de Janeiro, facilitando o intercâmbio comercial de produtos entre estas capitais.
É popularmente conhecida como a Capital do Basquete, por abrigar a principal escola de basquete no Brasil. Ademais, também é referência na produção de calçados, devido aos investimentos recebidos nos últimos anos, tanto que possui um shopping dedicado a esta profissão. Com o avanço das máquinas e mão de obra, o carro-chefe é destaque na exportação, permitindo a alta oferta de produtos fabricados em couro para a venda no mercado.
Além disso, a cidade de Franca também recebe o nome de “terra roxa”, por conta de sua fertilidade em abundância que permite a alta produtividade de café. Do mesmo modo, que juntamente com os tipos de grãos e as técnicas de manipulação, a tornam uma das maiores produtoras de café do país. No quesito gastronomia regional, a cidade conta muitos restaurantes e cafeterias, principalmente com influências de culturas diferentes, sendo elas a tradição mineira, italiana e árabe.
Para divertimento público, a cidade tem parques e praças, além de, museus, campos de polo, clube de recreação, museus, cinema, teatros e monumentos históricos presentes na região. Como o Relógio do Sol, montado pelo capuchinho francês Frei Germano Dannecy em 1886.
Franca é uma das cidades mais seguras do país, sendo que a taxa de homicídios é muito menor em comparação a outras cidades. Isso porque os bairros são protegidos com um patrulhamento ostensivo.
5. Melhores cidades para morar: São José dos Campo-SP
É um município localizado a 81 quilômetros da capital São Paulo, possuindo quase 730 mil habitantes, sendo a segunda mais populosa do interior do Brasil.
De antemão, saiba que São José dos Campos se destaca no setor de tecnologia, abrigando o Parque Tecnológico São José dos Campos, o maior complexo de empreendedorismo e inovação do país. Neste local, se encontra o Centro Técnico de Aeronáutica, o Instituto Tecnológico de Aeronáutica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Sobretudo, visando proporcionar uma qualificação profissional para os moradores da cidade, foi desenvolvido o projeto Qualifica São José, com mais de 250 cursos gratuitos disponíveis.
Sob o mesmo ponto de vista, a infraestrutura de segurança da cidade também conta com recursos tecnológicos, por exemplo, o sistema Trafgo, que nada mais é do que um controle inteligente de semáforos que utiliza dados disponibilizados pelo Google Maps.
Assim como, o Carro Guardião, que monitora os estacionamentos rotativos e realiza busca de placas de veículos roubados ou furtados, radares eletrônicos que efetuam leituras nas placas automaticamente.
Os pontos turísticos mais visitados são o Parque da Cidade, Parque Santos Dumont e o Vicente Aranha. Sendo ótimas alternativas para quem busca contato com a natureza.
4. Piracicaba-SP
A cidade de Piracicaba possui uma população estimada em 410 mil habitantes, e está localizada a 164 quilômetros da capital paulista, totalizando duas horas de viagem. Facilitando as atividades cotidianas de quem tem constante contato com o grande centro.
Aliás, a cidade foi considerada a melhor do país para dirigir, devido ao fácil acesso a grandes rodovias como Anhanguera, Bandeirantes e a rodovia Luiz de Queiroz. Essa excelente locomoção está atrelada aos parque industrial, com unidades metalúrgicas, têxteis, alimentícias e de combustíveis(com a destaque a produção de etanol), impulsionando a economia da região.
O principal motivo da cidade atrair tanto empresas multinacionais e nacionais, é a economia diversa e o baixo custo de vida que difere das grandes metrópoles. Ainda assim, está entre as melhores cidades para morar devido às oportunidades de crescimento profissional e as instituições de ensino conhecidas. Como o campus da USP.
Apesar disso, a cidade de Piracicaba é rica em cultura, onde acontecem festas tradicionais, como a Festa do Milho de Tanquinho. O patrimonio gastronômico, histórico e cultural podem ser apreciados na Rua do Porto e em restaurantes próximos ao Rio Piracicaba.
3. Melhores cidades para morar: São José do Rio Preto-SP
Finalmente chegamos ao top 3 de melhores cidades para morar, e na terceira colocação está a Capital dos Grandes Lagos.
Primordialmente, a cidade de São José do Rio Preto recebe esse reconhecimento por possuir o maior reservatório de águas subterrâneas do país, tornando o turismo ecológico mais uma de suas riquezas. Localizada na região noroeste de São Paulo, está 442 quilômetros da capital paulista com o custo de vida de 40% menor que na metrópole.
Considerada a maior produtora de borracha no Brasil, responde a cerca de 58% de toda produção nacional gerando milhares de empregos para os moradores. Aliás, a cidade tem foco na agronegócio e uma estrutura ampla no setor da saúde, com uma cobertura de atendimento básico a população de 60,9%, bem acima da média nacional.
Entre os pontos turísticos de São José do Rio Preto, a que mais se destaca é a Cidade da Criança, que conta com mais de 230 brinquedos em uma área grande. Sendo uma opção divertida para os pequenos e o Calçadão do Centro. Ideal para compras e atrativos culturais e o zoológico de mata nativa com mais de 130 espécies de animais e um museu.
Na cultura ocorrem diversos festivais, tendo como principal destaque o Festival Internacional de Teatro(FIT). Além dos festivais musicais voltados a artistas locais como Viola Caipira, festival de MPB e o prêmio Nelson Seixas.
Em suma, com as taxas baixas de violências e os bons índices de educação, São José do Rio Preto vem atraindo muitas pessoas que buscam uma boa infraestrutura de empregos, saúde, educação, segurança e lazer.
2. Jundiaí-SP
Com uma população de aproximadamente 423 mil habitantes e a apenas 57 quilômetros de distância de São Paulo, Jundiaí é conhecida como “cidade saudável”.
Ademais, apresenta ótimos índices educacionais e de saneamento básico, atendendo a 100% da população. Na taxa de mortalidade infantil, Jundiaí fica atrás de Maringá, chegando a 7,3 por 100 mil habitantes.
Na segurança, a taxa de homicídios é de 6,9, sendo inferior à média nacional, que pode chegar a 20,4.
No lazer, opções para curtir em família é o que não faltam, dentre os principais destaques estão o parque da cidade, que conta com quadras poliesportivas, o centro náutico, espaços para praticar aeromodelismo e exercícios físicos, fazendo valer o nome de “cidade saudável”. Outros destaques para lazer é o Jardim Botânico, o teatro Polytheama, o bosque Jardim Copacabana, o SESC Jundiaí e o Parque da Uva.
Aliás, a cidade também é chamada de “terra da uva”, já que possui relevantes plantações ao nível nacional. Portanto, entre suas atrações turísticas estão adegas como Beraldo de Cale, Brunholi, Mazziero e Castanho.
Todas essas atrações fazem de Jundiaí uma cidade excelente para se viver, mesclando a tranquilidade da cidade pequena com a modernidade e facilidade da metrópole.
1. Maringá-PR
Primordialmente, a cidade de Maringá está localizada no interior de Paraná com uma população de 430 mil habitantes.
No assunto da educação, Maringá é referência, pois mais de 40 mil alunos matriculados na rede municipal de ensino. Com mais de dez faculdades presentes, também é conhecida por ser uma cidade universitária. Ademais, a cidade abriga mais de 2% das maiores empresas do Brasil como agroindústria, saúde, construção civil e segmentos tecnológicos.
Além disso, é importante salientar o excelente índice de abastecimento de água e tratamento de esgoto, que atingem 100% da população e uma incrível cobertura de equipes de atenção básica, que chega a 80%.
Partindo para a cultura, a cidade é uma mistura das colônias, culturas e tradições. Entre as festas que mais destacam-se é a Festa dos Estados e das Nações, que normalmente acontece no mês de outubro.
Conclusão sobre as melhores cidades para morar
O Brasil abriga inúmeras cidades que oferecem índices de qualidade de vida altíssimos e o melhor de tudo, é a cultura nacional, que se encontra em cada canto do país e suas exuberantes belezas naturais.
Nesta matéria, visamos mostrar a você quais as 10 melhores cidades para morar, além de falarmos sobre a infraestrutura, segurança, educação, saúde e lazer. Quesitos importantes que devem ser considerados, se está resolvendo mudar de uma cidade a outra.
Além de serem ótimos lugares para morar, algumas delas são bem próximas de diversas belezas naturais do Brasil que também pode estar conhecendo.
Compartilhe este post para amigos ou familiares, que também precisam de ajuda para decidir qual a melhor cidade para morar.