Juros do Rotativo do Cartão de Crédito: O que é e Taxas dos Principais Bancos! – Promo Aéreas

Juros do Rotativo do Cartão de Crédito: O que é e Taxas dos Principais Bancos!

Anúncios

O juros do rotativo do cartão de crédito é uma alternativa que tem se tornado muito popular. Muitas vezes, pagar a fatura completa de seu cartão de crédito não é fácil, e esta opção surgiu para auxiliar nessas situações. 

Entretanto, você precisa conhecer a fundo o juros do rotativo do cartão de crédito e suas características. Desta forma, estará preparado para usar essa opção da maneira correta, sem correr o risco de se endividar.

Para mais, você precisa tomar cuidado com o juros do rotativo do cartão de crédito e usá-lo apenas quando precisar. Sendo assim, não deixe de conhecer as vantagens e desvantagens desta grande alternativa!

O que é juros rotativo do cartão de crédito?

juros rotativo do cartão de crédito
Com o juros rotativo se paga apenas uma porcentagem da fatura (Imagem: Reprodução)

Muitas pessoas ainda não conhecem o juros rotativo do cartão de crédito e sua aplicação. Deste modo, é importante tomar conhecimento desta alternativa, pois ela poderá ajudar em momentos financeiros mais delicados. 

Assim sendo, esta opção também é conhecida como crédito rotativo e foi sua regulamentação aconteceu a pouco tempo. Dito isso, é uma opção que surgiu recentemente e que logo chamou a atenção da população brasileira, por sua praticidade. 

Anúncios

O juros rotativo do cartão de crédito consiste em pagar apenas uma parte do valor de sua fatura. Desta maneira, o valor restante passa por um processo de financiamento e aparecerá na fatura seguinte, com acréscimo de IOF e juros. 

Contudo, é importante dizer que não existia um limite estabelecido para os juros, portanto muitas vezes as taxas eram altíssimas. Em alguns casos, o crédito rotativo poderia chegar a 430% de juros ao ano. 

Desta forma, no ano de 2024 entrou em vigor uma nova regra, que visa limitar o crédito rotativo. Agora, o limite ao ano do juros do rotativo do cartão de crédito é de 100%, ou seja, os juros não poderão ultrapassar o valor total da dívida original. 

Anúncios

Portanto, o crédito rotativo entra em cena quando você paga um valor que é entre o mínimo e o total de sua fatura. Desta maneira, você estará entrando nesta situação quando não pagar o valor completo de sua fatura até o vencimento. 

Funcionamento do juros rotativo do cartão de crédito

O juros rotativo do cartão de crédito funciona de sua própria maneira é importante conhecer suas características. Sendo assim, vale dizer que estas se aplicam apenas aos cartões de créditos, e não a outros produtos semelhantes. 

Deste modo, quem determina as margens de juros são as empresas responsáveis por emitir os cartões de crédito. Além disso, as mesmas empresas determinam o limite do crédito rotativo, assim como outros fatores que influenciam o mesmo. 

Dito isso, com o limite anual de juros fixado em 100% do valor da dívida, as empresas não podem ultrapassar essa porcentagem. Desta maneira, o valor da dívida com o acréscimo do juros rotativo ao ano não poderá superar o dobro do valor original da dívida.

Se você procura um cartão de crédito com juros que cabem no bolso, conheça as vantagens cartão de crédito Pan. Assim, você terá um dos cartões mais interessantes do mercado.

Por fim, é importante destacar que você só poderá usar o crédito rotativo uma vez durante o mês. Todavia, caso não consiga arcar com o valor total de sua próxima fatura, a instituição financeira, obrigatoriamente, terá que oferecer opções de empréstimo para você. 

Assim sendo, as regulamentações recentes quanto o juros rotativo surgiram para limitar a taxa de juros. Desta maneira, esta se tornou uma alternativa mais viável que anteriormente, mas ainda é preciso tomar cuidado ao solicitá-la. 

Novas regras

Como dito anteriormente, o juros rotativo do cartão de crédito possui novas regras. Essas novas regras surgiram em um bom momento, pois o endividamento de boa parte da população brasileira está ligado a dívidas no cartão de crédito. 

Deste modo, a principal mudança é que o crédito rotativo não poderá mais ser superior a 100% ao ano. Portanto, a dívida com juros rotativos poderá chegar no máximo ao dobro do valor devido originalmente. 

Porém, é de grande importância esclarecer que o valor do IOF (Impostos Sobre Operações Financeiras) não faz parte deste cálculo, sendo definido a parte. 

Assim sendo, o Conselho Monetário Nacional (CMN) foi quem tomou a decisão para implementar as novas regras sobre o crédito rotativo. Desta maneira, as medidas foram anunciadas em dezembro de 2023 e sancionadas pelo presidente da República. 

Entretanto, não é a primeira vez que as regras dos juros rotativos sofrem alteração. No ano de 2017, o Banco Central foi o responsável por alterar o limite do prazo para o uso desta opção. Anteriormente, este prazo era ilimitado e a partir de então mudou para 30 dias. 

Portanto, se você solicitar o crédito rotativo, saiba que apenas é possível fazê-lo uma vez. No mês seguinte, é obrigatório que você faça o pagamento do valor integral de sua fatura. 

Desta forma, caso você não consiga efetuar o pagamento integral no mês seguinte, nossa recomendação é que você entre em contato com a instituição financeira para negociar. Assim, será possível evitar ficar inadimplente e complicar a sua vida financeira.

Por fim, alguns bancos oferecem a alternativa de parcelar o valor dos juros rotativos. Dito isso, nesses casos os juros são menores e você tem mais tempo para programar seus pagamentos. 

Crédito rotativo nos principais bancos

É possível acompanhar o valor do juros rotativo do cartão de crédito dos principais bancos do país para se manter informado. Para isso, o Banco Central é o responsável por disponibilizar relatórios de taxas de juros periódicos. 

Desta maneira, no relatório de taxas de juros periódicos você encontra as porcentagem de juros mensais (% a.m.) e anuais (% a.a.) de diversas instituições financeiras. 

Para mais, antes de janeiro de 2024 a prática de taxas acima de 100% a.a. eram normais. Entretanto, com as novas regras as instituições financeiras precisam se adaptar e oferecer reajustes para os novos débitos. 

Sendo assim, você pode acessar o relatório de taxas de juros periódicos completo (www.bcb.gov.br/estatisticas/juros-cartao-de-credito) e encontrar a sua instituição financeira. Dito isso, o portal oferece outras diversas informações com relação aos juros de bancos. 

Quanto aos juros rotativos do cartão de crédito da Caixa Econômica Federal, podem chegar a 28,77%. Por sua vez, o Banco Bradesco conta com taxa de 18,24% ou menor. 

Já o popular Nubank (Nu Financeira S.A.) tem 15,25% como valor máximo de sua taxa de crédito rotativo. Não deixe de conhecer as vantagens e aprender como pedir cartão Nubank. Quanto ao Itaú, um dos maiores do país, o crédito rotativo pode chegar a 21%.

Por fim, o Banco Santander tem a taxa de juros rotativo igual a 20,51% ou menor e o Banco do Brasil de até 21,51%. Deste modo, essas são as taxas de crédito rotativo de algumas das principais instituições financeiras do país. 

Riscos do juros rotativo do cartão de crédito

Por mais que possam surgir como uma alternativa para desafogar a vida financeira, o juros rotativo do cartão de crédito tem seus riscos. Portanto, é muito importante conhecê-los para não ser pego de surpresa depois. 

Desta maneira, é preciso se atentar aos acréscimos que existem neste tipo de operação. Embora o valor do crédito rotativo não possa superar o dobro do valor devido original, você deve levar em consideração os impostos adicionais.

Além disso, dependendo do valor da fatura, pagar o dobro da mesma poderá prejudicar sua saúde financeira. Portanto, essa é uma medida que você precisa considerar muito antes de solicitar. 

Para mais, quando você aciona o crédito rotativo, lembre-se que na próxima fatura você terá que pagar o valor integral. Assim sendo, se você não tiver o dinheiro para efetuar o pagamento, correrá o risco de ficar endividado e inadimplente. 

Esse tipo de juros pode facilmente se tornar uma bola de neve e, por mais que as novas regras venham para melhorar para o consumidor, ainda assim é arriscado e pode impactar negativamente sua saúde financeira por um longo período de tempo. 

Deste modo, existem outras opções de linhas de crédito que podem te ajudar em situações como esta. Pagar sua fatura sem precisar do juros rotativo do cartão de crédito e economizar em um próximo mês é uma alternativa mais segura. 

Cobrança do juros rotativo

Existem algumas situações onde a cobrança do juros rotativo do cartão de crédito pode ocorrer. Desta forma, você precisa conhecê-las para entender como cada uma delas funciona.

Sendo assim, vale lembrar que o crédito rotativo possui um limite de tempo para ser usado, de 30 dias. Portanto, a próxima fatura geralmente possui mais de uma maneira de pagamento. 

A primeira delas é o pagamento integral da fatura, com o valor do crédito rotativo e dos pagamentos do mês. Essa é a opção mais recomendada, pois assim estará livre do juros rotativo e suas faturas voltarão ao normal já no próximo mês. 

Algumas instituições financeiras oferecem o parcelamento do valor da sua fatura. Porém, vale ressaltar que nenhuma instituição é obrigada a oferecer esta alternativa, sendo um serviço que pode ou não ser oferecido. 

Deste modo, em casos assim o banco oferece condições de pagamentos mais vantajosas que os créditos rotativos. Muitas vezes é mais recomendável optar pelo parcelamento da fatura ao pagamento de juros rotativo. 

Por fim, a terceira opção é fazer o pagamento do valor mínimo de sua fatura somado ao juros rotativo. Desta maneira, o valor pendente será cobrado na próxima fatura, agindo como uma forma de “renovação” do crédito rotativo. 


Esta é uma opção que precisa de cuidado em sua análise, pois pode gerar uma bola de neve. Os juros rotativo do cartão de crédito serão cobrados na próxima fatura e se você continuar com a mesma ação, os valores facilmente sairão do controle. 


Desta forma, sempre que possível faça o pagamento integral da fatura de seu cartão de crédito. Além disso, o parcelamento da fatura poderá ser uma alternativa viável em certos casos. 

Evitando o juros rotativo do cartão de crédito

Com um bom planejamento e disciplina financeira, é possível evitar o juros rotativo do cartão de crédito. Dito isso, existem práticas que poderão auxiliar para tornar a sua vida financeira mais saudável e livre do crédito rotativo. 

Sendo assim, a primeira coisa a fazer é sempre manter um controle com seus ganhos e gastos. Deste modo, você sempre terá informação sobre o quanto pode gastar, no que deve economizar, etc.

Entretanto, vale destacar que esta e outras práticas dependem de sua disciplina financeira. É preciso comprometimento e foco para não ceder aos desejos e manter sua vida financeira nos trilhos!

Além disso, vale destacar que evitar emprestar o seu cartão de crédito é muito importante. Por mais que possa parecer difícil, em muitos casos acabamos endividados por emprestar o cartão de crédito para outras pessoas. 

Desta forma, mantenha um controle dos seus gastos e evite deixá-lo sob a responsabilidade de outras pessoas. Para mais, o parcelamento de compras poderá complicar a fatura de seu cartão, pois muitas vezes acaba se estendendo e ocupando o limite. 

Fazer parcelamento com o cartão de crédito é normal e uma das principais funções deste produto. Porém, ter muitos parcelamentos em seu cartão poderá fazer com que o limite para suas compras do mês diminua muito.

Portanto, recomendamos que mantenha um bom controle de seus parcelamentos e opte por essa forma de pagamento apenas quando realmente for necessário.

Por fim, um ponto que precisa de atenção é o limite do seu cartão. Manter o limite muito alto, além dos seus ganhos, é perigoso e pode levar a gastos além do limite. Dito isso, seguindo essas dicas você conseguirá evitar o crédito rotativo!

Conclusão sobre juros rotativo do cartão de crédito

Primeiramente, o juros rotativo do cartão de crédito é uma alternativa útil para milhões de brasileiros. Quando não é possível pagar sua fatura do cartão de crédito integralmente, é possível pagar um valor menor.

Contudo, o valor restante deverá ser pago na próxima fatura, com acréscimo dos juros rotativo e de IOF. Portanto, conhecer essa alternativa é de extrema importância para a sua saúde financeira. 

A partir de 2024, novas regras sobre o crédito rotativo entraram em vigor no Brasil. Até o final de 2023, não existia um limite para os juros rotativos. Isso levou muitos brasileiros a se endividarem ao optar por esta forma de pagar a fatura do cartão de crédito. 

Portanto, com a s novas regras, o valor final com o juros rotativo não poderá passar de o dobro do valor que era devido originalmente. Desta maneira, as instituições financeiras precisam fazer reajustes em suas taxas de juros rotativo do cartão de crédito.

Além disso, em 2017 foi estabelecida a regra quanto ao tempo limite para optar pelo crédito rotativo. Desde então,o limite é de 30 dias, ou seja, você precisa pagar o valor integral da sua fatura no mês seguinte. 

Por mais que o crédito rotativo seja útil, é sempre bom evitá-lo pois a taxa de juros ainda é alta. Assim, sempre que possível você deve pagar sua fatura do cartão de crédito integralmente. A alternativa de parcelar o valor de sua fatura existe em algumas instituições e geralmente conta com taxa de juros menor que o crédito rotativo. 

Desta maneira, não deixe de ter uma boa organização de sua vida financeira para evitar o juros rotativo do cartão de crédito. Essa é uma alternativa viável, mas que apresenta vários riscos para sua vida financeira. 

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.