11 Principais Habilidades Socioemocionais Para Desenvolver – Promo Aéreas

11 Principais Habilidades Socioemocionais Para Desenvolver

emoções humanas

Anúncios

A maioria das pessoas não tem sucesso profissional simplesmente porque não desenvolve algumas habilidades socioemocionais, é comum encontrarmos pessoas no dia a dia que não conseguem manter relações saudáveis, pois, seu temperamento muda junto com suas emoções.

A realidade é que sem as habilidades socioemocionais, acaba sendo impossível ter um bom desempenho seja na vida pessoal, social ou ainda no mundo acadêmico. Pois em todas essas situações é necessário interagir com outras pessoas.

Apenas pelo fato de você ter chegado a essa matéria já mostra que é uma pessoa, que está preocupada em desenvolver as suas habilidades socioemocionais. Explicaremos exatamente tudo aquilo que você precisa saber sobre elas e o passo a passo para desenvolvê-las com facilidade.

Habilidades socioemocionais: entenda o que é

Habilidades Socioemocionais
Pessoas se abrancando. Fonte: Freepik

Antes de mencionarmos as principais habilidades socioemocionais é necessário ter o entendimento do que isso significa na prática.

Anúncios

Primordialmente, tenha em mente que as habilidades socioemocionais servem para que você tenha controle das suas emoções. Logo, você passa a se tornar um ser humano melhor, pois não é mais dominado por aquilo que está sentindo, mas, pela convicção que tem. Obtendo assim maior controle sobre como age em sua vida.

Aliás, saiba que essas habilidades socioemocionais foram validadas até mesmo o BNCC (Base Nacional Comum Curricular),razão pela qual nas escolas há matérias para os alunos desenvolverem elas.

Parece meio abstrato demais, não é mesmo? Bom, tudo ficará mais fácil com os exemplos abaixo. Onde vê a diferença do agir de uma pessoa com essas competências e outra que não as possui.

Anúncios

É assim que uma pessoa age quando não tem essa habilidade

Imagina o seguinte cenário; ao acordar Lucas (personagem fictício, apenas para facilitar a compreensão) já se encontra estressado e preocupado com as coisas que deve fazer.

Como Lucas não desenvolveu suas habilidades socioemocionais, automaticamente ele já começa a ser grosso com as outras pessoas. Não conseguindo ter controle sobre suas próprias atitudes, porque está dominado pela sensação de estresse e cansaço.

Desse modo, ao fim do dia, ele continua estressado, mas, também deixou todos a sua volta com raiva dele e até mesmo chateados e magoados com suas atitudes.

Isso pode fazer com que ele perca amizades e dependendo do quão dominado pelas emoções é, pode até vir a perder o emprego, pois, não foi educado com seus colegas e superiores hierárquicos na empresa.

Este é o comportamento de quem tem inteligência emocional

O cenário será o mesmo do tópico anterior, mas a diferença é que agora Lucas é uma pessoa que tem as competências necessárias para gerenciar suas emoções.

Mesmo que esteja estressado, por entender que os seus problemas não pertencem aos demais, Lucas continua agindo normalmente, sendo educado com as outras pessoas. Dependendo do grau de intimidade que tem com os outros, ele até mesmo avisa que está tendo um dia difícil e pede compreensão.

Ao passo que, não é mais uma pessoa descontrolada, mas, sim, alguém controlado, capaz de tomar decisões certas, mesmo em dias ruins. Conseguindo se conectar com aqueles à sua volta, sendo um ser humano melhor.

Capacidades socioemocionais que precisa ter

Habilidades Socioemocionais
Emoções representadas por símbolos. Fonte: Freepik

Compreendeu a diferença na forma de agir? Bom, agora podemos ir às principais habilidades socioemocionais que pode desenvolver.

1. Empatia

A empatia é uma habilidade que está cada vez mais em falta na sociedade. Por conta do mundo estar cada vez mais polarizado, as pessoas apenas olham para si, não conseguindo se colocar no lugar do outro.

Porém, ter empatia é algo essencial para conseguir ter sucesso na vida profissional e também em sua vida íntima.

Sendo assim, empatia nada mais é do que conseguir se colocar na situação do outro e agir para que este se sinta melhor.

Se em algum momento você planeja pela sua própria empresa, ou assumir um papel de liderança na instituição financeira onde trabalha agora, essa é uma das principais capacidades que deve desenvolver.

Imagine um líder que não sabe se colocar no lugar do seu subordinado, com isso, acaba sendo impossível levar a empresa a um patamar de sucesso.

Entenda que esse papel de liderança não é pecado apenas na empresa, mas também em todas as famílias. Dessa maneira, isso pode ser aplicado em sua vida privada também.

2. Habilidades socioemocionais: Conhecimento de si

Se conhecer é uma das coisas mais complicadas de ser feitas, pois, essa habilidade socioemocional exige uma autoanálise de suas ações.

Logo, é preciso parar, analisar o seu comportamento e ver as áreas onde há maior imaturidade. Porém, é uma análise crítica, não buscando apresentar desculpas para comportamentos ruins.

A partir do momento que começar a entender o que te leva a ter determinado comportamento é possível mudar, fazendo com que os pontos negativos que têm, venham a se tornar seus principais pontos fortes.

Ademais, com isso, é possível encontrar seus limites, algo essencial, pois, todas as relações sociais precisam disso, para o bom convívio ser mantido.

3. Resolução de problemas

A habilidade socioemocional de resolver problemas parece não ser tão importante, mas, a realidade é que esta é a competência mais importante de todas!

Não importa a quantia de dinheiro que tem, nem mesmo o quão feliz as pessoas a sua volta são, uma coisa é certa, todos temos problemas, todos os dias.

Muitas pessoas, se desesperam quando algo não sai como planejado, mas, se tiver a maturidade e tranquilidade para buscar a solução ao invés de apenas focar no problema durante seu dia, conseguirá ter uma vida melhor.

Aliás, resolver problemas é a coisa mais importante no mercado de trabalho. Quem consegue chegar aos cargos mais altos, sempre são pessoas focadas e calmas que conseguem olhar as dificuldades da instituição não ficando deprimidas por eles existirem, mas, buscando a melhor forma de sair daquela situação.

O mesmo é válido quando se busca empreender. As empresas mais bem sucedidas do mundo são aquelas que solucionam dificuldades de um grande número de pessoas.

4. Habilidades socioemocionais: Comunicação

Já teve que apresentar um trabalho na escola ou faculdade e ficou simplesmente travado sem saber o que fazer?

Bom, com as redes sociais, muitos deixaram de se colocar em situações onde precisam se comunicar com pessoas desconhecidas, seja para fazer amizade ou buscando se desenvolver profissionalmente.

A realidade é uma só, conseguir falar em público sem medo é fundamental! Imagine que foi chamado para fazer uma apresentação a clientes da empresa onde trabalha. Essa é uma oportunidade única que não pode ser dispensada.

O mesmo pode ser dito para quem busca passar em um concurso público difícil, como a magistratura, por exemplo. Nesse caso, ao chegar na última fase é preciso fazer a prova oral, onde várias pessoas vão fazer perguntas ao candidato e ele deve saber se comunicar para responder corretamente.

Se nunca conseguiu se comunicar, comece com um pequeno grupo de pessoas, fale com ela sobre um tema que tem estudado. Após isso, comece a migrar para situações de maior teste social.

Por exemplo, pode pedir para te incluírem sempre que surgir a possibilidade de apresentar um trabalho na faculdade e te incluírem no grupo.

Se  fizer essas coisas regularmente, em pouco tempo estará se comunicando bem, perdendo a timidez e passando a ocupar um lugar de destaque no ambiente social.

5. Autoestima

No Brasil, há uma tendência pela desvalorização da autoestima. Essa palavra basicamente significa que alguém reconhece suas habilidades e se vê bem consigo mesmo.

A maneira como enxerga a si mesmo, muda completamente o jeito como se comporta em um grupo social.

Logo, comece a alterar o modo como tem que ser visto. O primeiro passo para isso é começar a reconhecer as competências que possui, veja aquilo que é bom e não tente reduzir a importância disso. Entenda que não há problema algum em saber que é ótimo fazendo algo.

Além disso, identifique as coisas que mais abalam sua confiança. Por exemplo, se tem insegurança com sua imagem, comece a se cuidar melhor, começando a fazer atividade física. Há diversos aplicativos fitness que podem te ajudar nisso.

Fazendo essa análise e buscando adotar comportamentos excelentes você se tornará uma pessoa mais confiante. Em pouco tempo mudará a visão que tem sobre si, começando a transformar a maneira como se comporta.

6. Habilidades socioemocionais: Resiliência

O que significa ser resiliente? Basicamente uma pessoa resiliente é aquela que sabe o que deseja e trabalha para isso de forma incansável, não desanimando por conta das dificuldades que encontra durante o caminho.

Conhece pessoas que começaram um grande projeto, mas, que na primeira dificuldade que encontravam já desistiram e disseram que não é possível ganhar dinheiro com aquilo?

A realidade é que a habilidade socioemocional de persistir mesmo quando há fracassos é essencial. Não importa o quão bem planejado seja o seu futuro, sempre haverão coisas que fogem do seu controle.

Por exemplo, se está guardando dinheiro para comprar um carro, mas, do nada surge uma dificuldade que não esperava e agora tem que usar parte daquele dinheiro para resolver o problema.

Apenas para ilustrar, imagine outra situação igual uma pessoa que está estudando para um concurso, mas, não há previsão do edital ser aberto, ou pior ainda, após estudar por meses ou anos e ainda assim, não conseguir a aprovação.

É preciso manter a calma nessas situações, pois, são raras às vezes em que as coisas acontecem da forma como esperamos.

7. Altruísmo

Antes de tudo, tenha em mente que ser altruísta não é dizer sim para todas as vezes que buscam sua ajuda.

Saiba que essa habilidade socioemocional é a capacidade de colaborar com os outros na medida do que consegue na atualidade.

É certo que não se faz nada sozinho, então sempre que puder, auxilie as pessoas a alcançarem seus objetivos. Todavia, tome cuidado para não acabar ajudando muito os demais e não focar nos seus projetos pessoais.

8. Habilidades socioemocionais: Autonomia

Se decidir que vai adotar apenas uma das várias habilidades socioemocionais mencionadas até aqui, escolha a autonomia. Continue lendo, entenda porque recomendamos isso.

Autonomia é a capacidade de agir de maneira independente. Na atualidade, a maioria das pessoas espera que tudo seja ensinado a elas, mas, com o avanço dos meios de comunicação, não há mais conhecimento que não possa ser obtido através da internet.

Sendo assim, aqueles que conseguem buscar os dados que precisam, sem ter a necessidade de a todo o momento recorrer a outra pessoa, conseguem atingir maior sucesso profissional.

9. Gratidão

Sempre tenha em mente que deve reconhecer aqueles que em algum momento abriram as portas para te ajudar. É fundamental demonstrar gratidão, pois, sem essa oportunidade, é provável que nunca alcançaria o sucesso que possui.

Se ainda não atingiu o ápice da sua vida profissional, seja grato pelo que está fazendo agora, somente assim, conseguirá fazer o seu melhor e quando novas oportunidade surgirem, apenas se alegre por tudo que fez até o momento.

10. Habilidades socioemocionais: Criatividade

Hoje, ser criativo é algo muito importante, mas, a maioria das pessoas tem deixado de desenvolver essa habilidade socioemocional.

Entenda que a capacidade de ser criativo não é algo que acontece sozinho, deve se dedicar para conseguir. Isso é feito através da leitura de livros, assistir séries e filmes não apenas como forma de entretenimento, mas, para aumentar o conhecimento sobre o mundo.

Ademais, existem outras coisas que podem fazer, por exemplo, visitar museus de figuras que fizeram parte da história brasileira, como o Museu Ayrton Senna.

11. Tomada de decisões

A capacidade de decidir é algo importantíssimo. Todos os dias recebemos oportunidades, mas, conseguir analisar elas e escolher a que melhor se enquadra com o objetivo de vida que tem é fundamental. Então, busque analisar as situações de sua vida e tome decisões melhores.

Como começar a desenvolver habilidades socioemocionais?

Até esse momento buscamos demonstrar as várias habilidades socioemocionais que pode desenvolver, mas tenha em mente que se você buscar desenvolver todas elas de uma vez só, não vai conseguir e em pouco tempo voltará a agir de maneira equivocada.

Logo, o ideal é que você comece apenas com uma delas. Faça isso analisando a sua vida como um todo e vendo a área onde mais é negligente.

Apenas para simplificar, supondo que seja uma pessoa tímida, recomendo que comece pela comunicação.

Agora se alguém que sabe se comunicar bem, mas tem dificuldade para buscar conhecimento por conta própria, o ideal é que a primeira habilidade a desenvolver seja a autonomia.

Sempre tem em mente que deve começar com poucas coisas, fazendo com que aquilo se torne um hábito em sua vida. Com toda certeza, fazendo isso, logo será uma pessoa muito melhor.

Conclusão sobre habilidades socioemocionais

Habilidades Socioemocionais
Grupo de pessoas conversando. Fonte: Freepik

Em primeiro lugar, buscamos esclarecer o que são habilidades socioemocionais, em resumo são aquelas essenciais para conseguir se tornar um ser humano melhor, que domina suas emoções através da inteligência emocional.

Posteriormente, demonstramos as principais habilidades que todos os seres humanos precisam buscar desenvolver para conseguir conviver bem em sociedade. Entre todas elas, destacamos principalmente a comunicação, autonomia e resolução de problemas.

Por fim, demonstramos o que devemos fazer para conseguir implementar as habilidades socioemocionais em sua rotina. Aplicando o mencionado no tópico anterior será fácil se desenvolver plenamente.

Abaixo encontra outras matérias interessantes que também podem te ajudar, confira.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.