Anúncios
Os festivais estranhos pelo mundo são eventos culturais únicos e incríveis. Sendo assim, ao conhecer esses festivais você poderá expandir seu conhecimento sobre diferentes culturas.
Muitos dos festivais estranhos pelo mundo possuem uma grande história por trás de sua criação. Além disso, festivais distintos acontecem em diferentes partes do planeta, cada um com características próprias.
Vamos apresentar alguns dos festivais estranhos pelo mundo e como eles funcionam. Ao entender essas tradições, você poderá se aprofundar em novas culturas e suas histórias únicas.
Anúncios
O que são os festivais estranhos pelo mundo?

Os festivais são tradições com raízes profundas na história e cultura de um povo. Dessa maneira, para compreender os festivais estranhos pelo mundo, será necessário estar com a mente aberta para aprender.
Um festival pode envolver eventos esportivos, comemorações, danças, gastronomia e muito mais. Cada tradição possui características que são únicas e que fazem parte da identidade cultural de um povo.
Anúncios
Alguns eventos desse tipo podem se mostrar excêntricos, ou seja, contam com particularidades que fogem de nosso senso comum. Esses casos são oportunidades para que possamos aprender e enriquecer nossa visão de mundo.
Os festivais mais bizarros do mundo surgem quando acontecimentos peculiares tomam os holofotes. Desse modo, é possível encontrar alguns eventos que envolvem atividades estranhas, comemorações curiosas e muita diversão.
Esses festivais acontecem em todo o mundo, com exemplos presentes em todos os continentes. Com uma história tão vasta e rica quanto a da humanidade, é natural que possamos encontrar muitos festivais curiosos.
Compreender como cada evento funciona e sua relação com a cultura local é crucial. Sendo assim, vamos apresentar tudo o que você precisa saber para entender esses festivais estranhos, além de descobrir onde e com qual frequência eles acontecem.
Festivais curiosos ao redor do globo:
1 – O Naki Sumo é um grande evento no Japão
O Japão é uma nação que demorou para abrir suas fronteiras para o resto do mundo. Portanto, até os dias de hoje é possível encontrar diversas tradições e hábitos culturais seculares que são particulares desse país.
Um exemplo disso é que anualmente em vários templos pelo Japão acontece o Naki Sumo, também conhecido como Festival dos Bebês Chorões. Essa é uma celebração peculiar que tem como ponto central o momento em que lutadores de sumô seguram bebês no ar para fazê-los chorar.
Segundo crenças budistas e xintoístas, ao chorar alto os bebês têm a capacidade de afastar espíritos malignos, além do ato contribuir para a boa saúde das próprias crianças. Ao optar por viagens Japão, você pode desfrutar de festivais como esse pessoalmente!
Essa tradição conta com séculos de história e continua fortalecendo as raízes culturais desse país oriental. Já os lutadores de sumô são pilares da sociedade japonesa, considerados o espírito da nação.
Quando o Naki Sumo acontece, os lutadores seguram os bebês em meio aos ringues de sumô ao ar livre. Dessa forma, dois bebês competem em uma partida de curta duração onde o primeiro a chorar será o vencedor.
2 – No Festival do Macaco na Tailândia há muitas cores

Ao olharmos para um globo, é possível averiguar que a Ásia está no lado oposto à América do Sul, onde fica o Brasil. Dessa maneira, é natural que os povos de ambas as regiões possuam diversas características e costumes distintos.
A Tailândia é uma nação do Sudeste Asiático que, na realidade, possui muito em comum com o Brasil. Ademais, entre suas muitas particularidades, precisamos destacar um dos festivais mais estranhos pelo mundo.
O Festival do Macaco acontece em Lopburi, tendo seu início em 1989 e acontecendo todo ano desde então. Esse festival surgiu para promover o turismo na região e tem grande influência de crenças budistas, principalmente aquelas que pregam pelo respeito aos animais.
A região de Lopburi é famosa por seus macacos e esta tradição é uma homenagem a eles. Portanto, o festival é uma forma de agradecimento aos macacos por atraírem turistas para a região.
No Festival do Macaco acontece um grande banquete cheio de frutas, vegetais e outros alimentos, com foco em uma grande variedade de alimentos coloridos. Sendo assim, os macacos podem se esbaldar com durante as festividades.
Mais do que atraírem turistas, os macacos de Lopburi são moradores da região há séculos. Nos dias de hoje, esses animais vivem em ruínas de templos antigos e muitos moradores os consideram descendentes do próprio deus macaco, Hanuman.
Há inúmeras gerações os moradores da região acreditam que os macacos que lá habitam são responsáveis por trazer boa sorte e fortuna. Neste cenário, é fácil entender o porquê desses animais receberem uma grande celebração anualmente.
3 – O Jogo dos Diabinhos de Boruca é um dos festivais mais peculiares do mundo
A comunidade Boruca é um povo originário que vive na Costa Rica e possui uma rica cultura. Entre as muitas tradições da comunidade Boruca, destacamos o jogo dos diabinhos como uma das mais curiosas.
Primeiramente, a Costa Rica é um dos países com as paisagens e praias mais impressionantes do planeta, além de contar com vários passeios turísticos inesquecíveis. Dessa forma, é possível encontrar passagens aéreas com preços acessíveis na Decolar.
Durante essa celebração, os participantes se envolvem em brincadeiras e danças utilizando máscaras tradicionais Boruca. Enquanto as máscaras de demônio simbolizam o povo Boruca, uma pessoa usa uma máscara de touro para simbolizar os colonizadores espanhóis.
Essa tradição que recria a luta do povo originário da região contra os colonizadores espanhóis foi considerada patrimônio imaterial da Costa Rica em 2017. Esse festival acontece todo ano, em diferentes lugares do país caribenho.
Entre 30 de dezembro e 2 de janeiro a celebração acontece na comunidade de Boruca. Por sua vez, no início de fevereiro, a cidade de Rey Curré, outro grande assentamento Boruca, é onde ocorrem as festividades.
4 – O Festival de Experiências de Quase Morte vai te surpreender
Na Espanha, o Festival de Experiências de Quase Morte se tornou uma grande tradição. Desse modo, esse evento acontece todos os anos no dia 29 de julho em As Neves, na região da Galícia.
Esse festival existe para celebrar os amigos e familiares que passaram por situações onde quase morreram, mas conseguiram escapar. Portanto, os sobreviventes entram em caixões e são carregados em um belo desfile.
O desfile passa por um cemitério e uma igreja, onde acontecem oferendas simbólicas para celebrar a vida. A tradição ocorre há mais de 300 anos em homenagem à Santa Marta de Ribarteme por intervir e ajudar a salvar as vidas dos sobreviventes.
Conclusão sobre festivais estranhos pelo mundo
Conhecer os festivais estranhos pelo mundo é o primeiro passo para se aprofundar nessas culturas. Todas as celebrações possuem razões para acontecerem e muita história.
Alguns eventos como os festivais Naki Sumo e o Jogo dos Diabinhos de Boruca possuem raízes ancestrais que continuam se fortalecendo até os dias de hoje. Por sua vez, o Festival dos Macacos na Tailândia celebra os animais locais e todo seu significado.
Por fim, o Festival de Experiências de Quase Morte tem ligação religiosa e tem séculos de história. Portanto, é fundamental respeitar e aprender com as diferentes festividades ao redor do mundo.

