Fenômenos Naturais Inexplicáveis: 5 Acontecimentos Que Irão Te Surpreender! – Promo Aéreas

Fenômenos Naturais Inexplicáveis: 5 Acontecimentos Que Irão Te Surpreender!

Fenômenos naturais inexplicáveis

Anúncios

Os fenômenos naturais inexplicáveis são acontecimentos que desafiam a nossa percepção da realidade. Sendo assim, eles não acontecem diariamente e podem surpreender ou aterrorizar quem os presencia.

Dessa maneira, diversos fenômenos naturais inexplicáveis já aconteceram durante a história. Portanto, a maneira como os humanos interpretam e tentam explicar esses acontecimentos muda com o decorrer do tempo. 

Dito isso, você conhecerá alguns fenômenos naturais inexplicáveis que são surpreendentes. Dessa forma, você ficará sabendo sobre situações que julgava impossíveis e que realmente aconteceram. 

O que são fenômenos naturais inexplicáveis? 

Fenômenos naturais inexplicáveis
Fenômenos naturais inexplicáveis (Fonte: Canva)

A princípio, os registros de fenômenos naturais inexplicáveis acontecem desde o início da história da humanidade no planeta Terra. Entretanto, a maneira como explicamos muitas dessas situações acompanha o desenvolvimento de nossa ciência. 

Anúncios

Sendo assim, atualmente a ciência é capaz de explicar diversos fenômenos que julgávamos inexplicáveis antes. Portanto, quando consideramos algo como “inexplicável”, muitas vezes é assim apenas porque não temos o conhecimento científico para explicar a situação ainda. 

Contudo, esses acontecimentos não deixam de surpreender e, em alguns casos, aterrorizar a humanidade. Mesmo com tecnologias de alto nível e desenvolvimento científico, fenômenos que não sabemos como explicar continuam acontecendo ao redor do mundo. 

Dessa maneira, ao conhecer esses fenômenos você entenderá que a humanidade ainda possui muito o que aprender. Além disso, é importante ter em mente que já podemos explicar muitos dos fenômenos inexplicáveis. 

Anúncios

Portanto, vamos apresentar fenômenos naturais que a ciência ainda não conseguiu desvendar. Desse modo, você estará por dentro de verdadeiros mistérios que assombram algumas das maiores mentes da humanidade e saberá sobre curiosidades do mundo

1 – Lago Natron

Localizado na Tanzânia, o Lago Natron é um dos fenômenos naturais inexplicáveis de nosso mundo. Dessa forma, a paisagem fascinante desse lago espanta pela falta de vida em suas margens. 

Desse modo, no Lago Natron há uma grande concentração de sal e álcalis. Portanto, quando uma criatura viva acidentalmente cai no lago, acontece um processo de mumificação imediatamente. Assim, naturalmente é impossível haver vida próxima a esse lago. 

Contudo, existem duas exceções e uma delas é surpreendente. A primeira exceção é que, nas margens do Lago Natron, é possível encontrar cianobactérias e microrganismos halofílicos. Porém, o mais surpreendente é que pequenos flamingos tem essa locação inóspita como um paraíso. 

Sendo assim, a alta temperatura nas margens do lago tornam o ambiente perfeito para que os flamingos possam chocar seus ovos. Dessa maneira, como a temperatura pode chegar a 50º, os pequenos flamingos podem chocar ovos em qualquer época do ano!

Para mais, os flamingos não se incomodam com o forte cheiro do Lago Natron. Na realidade, o cheiro desagradável contribui para que predadores se mantenham distantes. Para entender mais sobre reações químicas e a vida animal, você pode estudar gratuitamente no Khan Academy (pt.khanacademy.org).

Por fim, é impossível nadar no Lago Natron. Dessa forma, os esqueletos de aves e outros animais sem sorte que caíram no lago são a prova disso. Vale destacar que anualmente, entre fevereiro e março,  a água do Lago Natron fica viscosa em razão da grande concentração de carbonato de sódio.

2 – Círculos de fadas – Fenômenos naturais inexplicáveis

Desde séculos atrás, os círculos de fadas capturam a imaginação dos seres humanos. Portanto, acredita-se que esses círculos possuem ligação com magia ou com o sobrenatural. 

Desse modo, nos desertos da Namíbia é possível encontrar círculos misteriosos com até 15 metros de diâmetro! Até os dias de hoje, ecologistas debatem por uma explicação sobre esse incrível fenômeno, sem chegar a uma conclusão. 

Sendo assim, uma das possíveis explicações é que cupins modificaram a  vegetação próxima a seus ninhos. Dessa maneira, essa espécie de cupim cria reservatórios permanentes de água de até 50 cm ao tornar o solo mais poroso com sua ação. Uma outra teoria é que plantas da região causam o fenômeno ao competir por água umas com as outras.

Entretanto, as tribos locais possuem suas próprias crenças sobre os círculos de fadas no deserto da Namíbia. Neste caso, para as tribos um dragão vive abaixo do solo e o surgimento dos círculos tem relação com a respiração dessa fera. 

3 – Dança no céu

Os fenômenos naturais inexplicáveis também envolvem o comportamento dos animais. Dessa forma, os cientistas ainda não conseguem explicar a dança dos estorninhos. 

Portanto, os estorninhos são um tipo de pássaro que possui uma grande particularidade: eles dançam em grupo, formando imagens no céu. Desse modo, o que leva os estorninhos a ter esse comportamento ainda é um dos grandes mistérios da natureza. 

Todavia, existem algumas teorias que buscam tentar entender o que leva os estorninhos a dançarem juntos no céu. Assim, alguns especialistas acreditam que pode se tratar de  uma reação de defesa. 

Por outro lado, outra explicação seria que os estorninhos trocam informações enquanto dançam juntos. Sendo assim, seria uma maneira de se comunicar como um rebanho e transmitir o máximo de informação possível entre todos. 

4 – Pedras Rastejantes – Fenômenos naturais inexplicáveis

O que você faria se visse pedras andando sozinhas? Parece impossível, mas essa situação realmente pode acontecer se você visitar o lago seco Raistrak Play, no Vale da Morte, nos Estados Unidos. 

Dessa forma, as pedras deste lago seco podem se movimentar de 2 a 5 metros por minuto, sem qualquer intervenção de seres vivos. Para mais, as pedras rastejantes deixam seu rastro por onde passam. 

Sendo assim, esse fenômeno foi tratado como algo sobrenatural até o início do século XX. Além disso, outra teoria era de que os campos magnéticos do planeta eram os responsáveis pelo rastejar das pedras. Todavia, em 2014 pesquisadores chegaram à conclusão de que, na verdade, as pedras rastejantes são um fenômeno natural. 

5 – As luzes de Hessdalen

O céu ainda possui muitos mistérios para os quais a humanidade não possui resposta. Por mais que possamos voar em aviões e outros veículos aéreos, ainda não conhecemos todos os fenômenos que estão sobre nossas cabeças. 


Desse modo, as luzes de Hessdalen estão entre os fenômenos naturais mais inexplicáveis do mundo. Portanto, a primeira vez que essas luzes brancas surgiram nos céus da cidade de Hessdalen, na Noruega, foi em 1981. Desde então, as luzes continuaram aparecendo regularmente. 

No ano de 1984, por exemplo, houve um mês onde as luzes foram avistadas no céu em 53 ocasiões diferentes. Nos dias de hoje, as luzes aparecem com menor frequência. 

Sendo assim, universidades ao redor do mundo estudam este fenômeno há décadas. Muitos ufólogos acreditam que as luzes sejam naves espaciais. Por sua vez, a teoria mais popular entre pesquisadores é que as luzes têm relação com uma bateria natural. 

Conclusão sobre fenômenos naturais inexplicáveis

Por fim, os fenômenos naturais inexplicáveis nos ajudam a lembrar de que o nosso mundo é repleto de mistérios. Dessa maneira, por mais que tenhamos avançado tecnologicamente e nos campos da ciência, ainda não contamos com todas as respostas.

Portanto, fenômenos como as luzes de Hessdalen capturam a atenção de pesquisadores há décadas. Enquanto isso, alguns fenômenos possuem muitas teorias  a seu respeito, mas nenhuma delas é 100% aceita. 

Sendo assim, os fenômenos naturais fazem parte de nosso planeta e, em alguns casos, vão além daquilo que conhecemos. Neste caso, devemos continuar buscando por respostas enquanto apreciamos a beleza de nosso mundo.