Anúncios
Está em busca de dicas para viagem internacional? Se a resposta for sim você está no local correto.
Saber as dicas para viagem internacional corretas faz toda diferença para não acabar tendo burocracias, principalmente se essa for sua primeira vez indo para o exterior.
Para saber as melhores dicas para viagem internacional, continue a leitura do artigo até o fim, já pegue um papel e caneta para anotar tudo. Boa leitura!
6 Dicas para viagem internacional
Sem dúvidas, ter dicas para viagem internacional, principalmente se essa for sua primeira vez no exterior, é fundamental.
Anúncios
Sair do Brasil requer uma preparação que vai muito além de arrumar as malas, tirar o visto e o passaporte.
Afinal, ir para um país diferente do seu é algo muito complexo, é necessário se preparar para diversos imprevistos, como: problemas de saúde, comunicação, documentação, dinheiro extra, seguro de viagem dependendo do destino, etc.
Mas calma, com calma e preparação você conseguirá se preparar bem para poder curtir sua viagem internacional tranquilamente.
Anúncios
Além disso, estamos aqui com dicas de viagem internacional para poder te auxiliar nesse momento.
1- Passaporte, visto e tarifas em dia
Primeiramente, na hora de correr para aproveitar tarifas inacreditáveis em passagens aéreas, muitas pessoas acabam esquecendo que o passaporte é um item indispensável em uma viagem internacional.
Em alguns lugares o passaporte não é obrigatório, como por exemplo em alguns destinos da África do Sul, onde apenas a identidade (RG) já é suficiente para embarcar.
Contudo, o passaporte ainda se trata de um documento padrão exigido na maior parte do mundo.
Dessa forma, se você não possui o passaporte, ou ele está vencido, é hora de ir atrás de um novo, além disso, quanto mais rápido resolver isso, melhor.
Não tire o passaporte de última hora, afinal, não se sabe quando um problema na emissão do documento irá aparecer e atrapalhar seus planos.
Caso seu passaporte esteja próximo da data de validade, não deixe de ir atrás das regras do país para qual você irá viajar.
Isso porque alguns países exigem que o passaporte tenha no mínimo 6 meses de validade.
Já outros exigem apenas que o documento esteja ao menos válido durante o período da viagem na qual você irá.
Visto
Tendo conhecimento disso, consulte atentamente as regras do seu país de destino para não correr o risco de ser deportado por conta do seu passaporte.
É importante dizer que se você tem uma conexão nos Estados Unidos, por exemplo, o visto americano é obrigatório, mesmo que seja apenas uma parada antes de chegar no seu destino final. Ou seja, nesse caso, se você não tiver um visto americano, não será possível embarcar.
Países como o Canadá, China, Austrália e Japão exigem que o visto do viajante seja providenciado antes mesmo do embarque, igual aos Estados Unidos.
Assim que estiver com o passaporte em mãos, já dê entrada no pedido de visto para não correr o risco de acabar perdendo a tão esperada viagem.
Outro ponto fundamental antes de viajar é estar em dia com as vacinas, isso porque alguns destinos normalmente exigem o comprovante internacional de determinadas vacinas.
Na maioria das vezes, a principal delas é a vacina contra a febre amarela, sendo assim verifique se esse é o caso do seu país de destino. Para isso você deve providenciar o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).
Consulte o site oficial da ANVISA (https://www.gov.br/anvisa/pt-br) e verifique o local mais próximo para a emissão do documento, além de tomar as vacinas necessárias.
2- Refeição, assento e programa de milhas
Passando o processo da compra das passagens e documentos necessários, chegou a hora de pensar nos benefícios que você pode conseguir receber com a viagem internacional.
Na correria de aproveitar promoções de passagens, é comum acabar passando batido por alguns detalhes que podem acabar deixando sua viagem ainda mais agradável.
Assim que estiver com o e-ticket e a localização em mãos, volte até sua reserva e veja os detalhes do voo como refeições especiais, assentos e os programas de milhas.
Normalmente, os aviões que fazem viagens internacionais costumam ser bem maiores que os convencionais, o que às vezes acaba dificultando na hora de escolher o melhor assento.
Por isso, com o auxílio de alguns sites especializados, como Seat Plans, Expert Flyer e Seatguru, quais são as melhores opções de assento de avião em seu voo.
Assento
Quem sabe você não dá a sorte de reservar um assento conforto sem precisar pagar taxa extra, ou até mesmo tentar um upgrade para a executiva pagando um valor bem baixo?
Quanto mais cedo você conseguir marcar um assento, maior é a chance de conseguir encontrar uma boa poltrona, ainda mais se estiver indo viajar com mais pessoas.
Algumas companhias aéreas pedem um valor extra na hora de marcar o assento com antecedência. Já outras costumam liberar a marcação apenas alguns dias antes da viagem. Por esse motivo, não deixe para escolher seu lugar apenas na hora de fazer o check-in.
Isso não significa que ao chegar no aeroporto você não tenha direito a pedir um upgrade ou tentar trocar seu assento.
Quem sabe esse não seja seu dia de sorte e você consiga um lugar privilegiado em seu voo. Outro ponto depois de fazer a compra da passagem é a refeição servida no avião. Você tem a opção de optar pelos pratos tradicionais iguais aos da maioria dos passageiros.
Ou caso possua alguma dieta restritiva pode pedir um prato especial para você que a companhia irá providenciar.
As companhias aéreas normalmente oferecem refeições para diferentes dietas, como por exemplo: sem glúten, carnes, lactose e etc.
Caso o pedido seja muito especial e específico, entre em contato com a companhia aérea por telefone e informe a eles os detalhes da sua alimentação.
Pessoas que necessitam de um tratamento especial, como os passageiros com dificuldades de locomoção.
Também precisam deixar avisado os pedidos com antecedência, nunca na hora do voo, se não provavelmente não irá conseguir o que pediu.
3- Defina o orçamento para sua viagem internacional
Outra dica para viagem internacional importante é definir um orçamento para gastar antes e durante a viagem, para não ter grandes surpresas depois.
É necessário sentar com calma e definir quanto você consegue gastar na viagem, além disso, é necessário levar em consideração o valor do dinheiro referente ao país da sua viagem.
Além de calcular os gastos com hospedagem, transporte, passagens, passeios, alimentação, compras e até mesmo um dinheiro extra para os imprevistos que podem acontecer.
Tendo uma boa noção de consumo, será mais fácil definir um valor médio para a viagem.
Que pode incluir desde compras no supermercado e noites em pousadas distantes do centro, até restaurantes famosos e hotéis de luxo.
O fundamental é ficar atento para correr o risco do dinheiro não acabar durante a viagem, além disso, caso o orçamento fique apertado calcule quanto será possível gastar diariamente.
Além disso, não se esqueça que as contas do Brasil, como luz, água e aluguel continuarão sendo cobradas normalmente.
Dinheiro
Depois de definir o orçamento, chegou a hora de avaliar a melhor forma de levar dinheiro para sua viagem, especialmente agora que as moedas estão tão instáveis e o IOF alto.
É necessário analisar todos os prós e contras de cartões de viagem, de crédito e dinheiro em espécie.
Os critérios também tendem a variar entre os países e destinos, principalmente por ser quase impossível encontrar a moeda de todos eles vendendo no Brasil.
Busque se informar se cartões de crédito são amplamente aceitos, se existem máquinas para sacar dinheiro.
Se o câmbio é favorável e se é seguro andar com dinheiro em espécie no seu país de destino.
Todos esses fatores irão depender do seu país de destino, ou seja, eles são variáveis.
Saber onde pesquisar passagens aéreas baratas pode acabar fazendo muita diferença no valor da sua viagem.
4- Crie um roteiro de viagem – Dicas para viagem internacional
Mesmo para quem já está acostumado a fazer viagens em solo brasileiro, pode acabar se enrolando na hora de fazer uma viagem para o exterior.
Por isso, é fundamental pesquisar a fundo sobre seu destino, e montar um roteiro de viagem bem detalhado para ter suas férias tranquilas.
Isso se você decidir não ter a ajuda de um guia ou agência de turismo, caso o contrário você pode investir um pouco mais e ter ajuda profissional .
Algumas questões sobre instabilidade da moeda, feriados nacionais, crises políticas e estação do ano podem acabar alterando um pouco o rumo da sua viagem.
Imagina não estudar sobre seu destino e chegar lá com roupa de verão na mala, sendo que estão no inverno? Para evitar situações como essas, pesquise bastante sobre o destino escolhido, essa é uma dica para viagem internacional fundamental.
Ao montar seu roteiro, define quais locais você pretende visitar durante sua viagem, as principais atrações do destino e qual o valor de cada uma delas.
Muitos locais de passeio oferecem dias específicos com entrada gratuita, o que pode ajudar muito na hora de economizar.
Além disso, os passes de transporte normalmente também são grandes aliados dos turistas, afinal, vale tudo para conseguir economizar um pouco durante as viagens.
5- Reserve o hotel e compre passagens internas
Com o roteiro prontinho e em mãos, fica mais fácil escolher o hotel que irá se hospedar, se for necessário compre passagens que servirão para se deslocar durante a viagem.
A escolha da hospedagem deve seguir não apenas o critério do valor.
Mas também o da localização, é importante que ele tenha fácil acesso, qualidade e transporte próximo.
É importante ressaltar que os hábitos existentes em outros países são diferentes do Brasil.
Ou seja, nem sempre o hotel proporciona serviços como os hotéis brasileiros que servem o café da manhã, por exemplo.
Dessa maneira, dê preferência para reservas em sites seguros e conhecidos, como o booking por exemplo, para evitar problemas na hora de fazer reservas.
Confira as avaliações de outros clientes, verifique a nota do hotel no google e as condições de pagamento.
Opte por hotéis com a possibilidade de cancelamento gratuito, dessa forma, você consegue procurar outras ofertas antes de viajar e fazer uma nova reserva.
Isso sem custos de multa por cancelamento caso encontre um valor mais vantajoso para você.
Caso esteja seguro sobre seu destino de viagem, busque sites que aluguem apartamentos, como o Airbnb, por exemplo, eles podem acabar saindo mais em conta comparados a um quarto de hotel.
6- Chegou a hora de arrumar a bagagem
Assim como outros pontos, as regras para embarque internacional são diferentes dos voos nacionais, tanto para as malas despachadas quanto para a bagagem de mão.
É fundamental se atentar para não correr o risco de ser barrado no check-in ou então pagar por excesso de bagagem.
As regras da quantidade de bagagem e peso variam de acordo com a companhia aérea e tipo de tarifa que você adquiriu.
Caso seja o caso, não deixe de reservar mais bagagem com antecedência, afinal, na hora do embarque o valor será bem mais alto.
Apesar de para alguns ser tentador levar uma mala lotada de roupas, não é nada prático carregar um monte de peso, ainda mais se tiver planos de fazer compras durante sua viagem.
Caso a viagem seja feita para compras, esteja atento às regras da Receita Federal no seu retorno para o Brasil.
Em relação à bagagem de mão, é necessário salientar que alguns objetos não são permitidos e precisam ser despachados.
Além disso, a regra de bagagem internacional também vale para os voos domésticos adquiridos juntos na mesma compra.
Caso compre a passagem nacional e internacional separadamente, o voo doméstico pode acabar tendo franquia de bagagem menor, por isso é importante estar atento a isso.
Na hora de montar a mala é preciso levar em consideração que a viagem é para um local fora do Brasil, ou seja, tudo que for de uso contínuo deve ser levado de casa, principalmente remédios.
Como não tem como saber se o que você usa é vendido no país que irá visitar, o melhor a se fazer é levar direto de casa para não passar por apertos.
Conclusão sobre dicas para viagem internacional
As dicas para viagem internacional que fornecemos durante esse artigo são fundamentais para que sua viagem ao exterior seja mais tranquila.
Afinal, é crucial que você faça tudo com calma para que depois possa desfrutar da tão esperada viagem.
Desde o preparo como passaporte, visto e vacinas, até o roteiro da viagem e peso das malas precisa ser organizado para que não aconteçam imprevistos.
Isso porque quando se trata de viagem para outro país tudo é muito incerto, afinal, é difícil saber como um país diferente funciona 100%.
Por isso o planejamento nesse momento faz toda diferença para sua viagem ser de fato inesquecível.