Anúncios
Saber as dicas de viagens em Minas Gerais corretas, pode te proporcionar momentos inesquecíveis na terra mineira. Isso porque Minas é um dos estados mais acolhedores e apaixonantes do Brasil. Desde a sua culinária típica e deliciosa, até os seus destinos surpreendentes que é de deixar qualquer um com gostinho de quero mais. Além disso, o jeitinho mineiro é bem capaz de conquistar até o mais durão dos turistas, afinal, não tem quem não caia nas graças desse jeitinho simpático dos mineiros.
Com as dicas de viagens em Minas Gerais você consegue se programar para conhecer ao menos uma pequena parte dessa imensidão de beleza, cultura e simpatia que o estado oferece. Isso porque as viagens pelas belas cidades mineiras, sempre entregam muita história, beleza e uma culinária que te faz querer sempre mais. Não faltam destinos para visitar em Minas, com incríveis paisagens e muita história para você poder contar depois!
Na lista abaixo você vai encontrar dicas de viagens em Minas Gerais, com cidades e pontos turísticos muito especiais que farão com que você viva momentos únicos e inesquecíveis. Afinal, Minas é um estado muito conhecido por sua culinária deliciosa que vai muito além de queijo e doce de leite. Além de cidades históricas que te fazem se sentir em um filme de tão lindas, isso é só um gostinho do tanto que Minas pode te surpreender. Tenha uma excelente leitura!
6 Dicas de viagens em Minas Gerais
Minas Gerais é um estado extremamente rico em cultura, culinária e beleza. Por isso, se você está pensando em fazer uma viagem por esse lindo estado. Saiba que você se surpreenderá muito com o que irá encontrar por lá. Para te ajudar a encontrar o destino correto, preparamos uma lista com algumas opções muito especiais, veja a seguir quais são elas!
Anúncios
1- Belo Horizonte
Em primeiro lugar, sendo a capital e um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais, Belo Horizonte é um destino indispensável para quem está pensando em viajar pelo estado mineiro. Uma opção bem fácil de ser explorada, com diversas atrações surpreendentes gratuitas e roteiros gastronômicos e culturais maravilhosos. BH é o destino perfeito para um feriado prolongado ou para uma viagem em família.
Além disso, mesmo que você esteja indo conhecer outros destinos específicos de Minas Gerais, sempre vale muito a pena dar uma passadinha por Belo Horizonte. Afinal, não falta o que fazer na capital Mineira. Dessa forma, uma visita a BH pode se iniciar na lagoa de Pumpulha. Onde se encontram atrações como Igrejinha de São Francisco de Assis, Casa Arte e o Museu de Arte da Pumpulha.
Em seguida, você pode seguir o destino em direção ao centro da cidade, onde está localizada a Praça da Liberdade que abriga diversos espaços culturais como é o caso do Centro Cultural Banco do Brasil. O Memorial Minas Gerais, o Museu das Minas e do Metal, o Espaço do Conhecimento da UFMG e a Casa Fiat de Cultura. Bem pertinho você ainda consegue conhecer o Centro de Arte Popular, o Museu Mineiro e o Museu Histórico Abílio Barreto para fechar a tour com chave de ouro.
Anúncios
Indo com mais tempo na cidade, você pode ir até o Mirante do Mangabeiras, ou a Praça do Papa para poder apreciar um lindo pôr do sol e claro. Não deixe de passar pelo famoso Mercado Central para poder degustar de alguns deliciosos quitutes mineiros. Como é o caso do famoso pão de queijo mineiro, que têm seus diferenciais!
2- Ibitipoca – Dicas de viagens em Minas Gerais
Conceição de Ibitipoca é um distrito localizado dentro do município de Lima Duarte e fica na Zona da Mata mineira. Para conseguir chegar lá você precisa encarar aproximadamente 27 km de estrada de terra. Praticamente um túnel do tempo que te leva diretamente para outra época: O lugarejo conserva ruas de paralelepípedos. Além de charmosas casinhas coloridas e a instagramável igrejinha Matriz de Nossa Senhora da Conceição do século 18. Esse é o destino perfeito para quem gosta de natureza, além disso, o Parque Estadual do Ibitipoca, é um dos mais visitados do Brasil e apresenta lindas cachoeiras e trilhas.
Ainda é possível explorar o parque seguindo três roteiros diferentes, sendo eles: a Janela do Céu, tendo 16 km, o Circuito das Águas com 5 km e o Pico do Pião com 11 km. Todas as opções são lotadas de paisagens belíssimas, com direito a grutas, lagos, rios, pontes, picos e mirantes. Entre uma aventura e outra, você consegue curtir o delicioso clima ameno da serra curtindo deliciosos restaurantes e bares que servem pratos típicos da culinária mineira, como o famoso e gostoso pão de canela. É uma delícia sentir o cheirinho de doce de leite perfumando as ruas da cidade.
Lugares para se hospedar em Ibitipoca
Em primeiro lugar, o Serra do Ibitipoca Hotel de Lazer possui chalés bem encantadores e românticos, distribuídos em uma área de reserva ambiental. Além disso, suas aconchegantes acomodações contam com uma deliciosa lareira, varanda e cafeteira. Alguns chalés são de categoria superior e ainda possuem redes e até churrasqueira ou banheira de hidromassagem para os turistas relaxarem bastante.
O hotel possui uma excelente e encantadora infraestrutura, sem contar a localização que é bem vantajosa: O hotel se encontra apenas a alguns metros da entrada do Parque Estadual de Ibitipoca, ou seja, está muito bem localizado. Sem contar em todo o lazer que o hotel garante aos seus visitantes. Desde piscina aquecida, ofurô, sauna, playground para as crianças se divertirem, quadra, sala de jogos, arvorísmo e trilhas. O restaurante fica aberto até o jantar e oferece diversas delícias da culinária italiana e uma selecionada carta de vinhos.
3- Capitólio
As famosas águas de Capitólio deram a fama de “Mar de Minas Gerais” para a região. Assim, com dezenas de cachoeiras, e banhada pelo maravilhoso Lago de Furnas, Capitólio dispara como um dos principais lugares para viajar em Minas Gerais, principalmente para os amantes da natureza. E como o Capitólio possui diversas atrações turísticas com fácil acesso, a cidade acaba se tornando um excelente destino de turismo em Minas Gerais, o lugar ideal para poder curtir com toda a família.
Sem contar que Capitólio é a principal base para quem está em busca de explorar as maravilhosas cachoeiras. E atrações que ficam nos arredores do Lago da Represa de Furnas, contudo, a cidade não é a única da região. Grande parte das atrações presentes em Capitólio, na verdade, se encontram em cidades vizinhas especialmente em João Batista do Glória e São José da Barra. Na prática elas são bem perto uma das outras e o ideal é visitar todas elas de uma vez para aproveitar a viagem.
Passeios
Para começar a viagem, você pode experimentar um delicioso passeio de lancha pelo Lago de Furnas e ver bem de perto os Canyons de Capitólio, que são um dos principais pontos turísticos de Minas Gerais. Durante o momento de navegação você pode conhecer as diferentes cachoeiras. Além de curtir restaurantes e bares flutuantes durante uma inesquecível visita ao lago de Furnas.
Em seguida, suba ao Mirante Cânions para poder apreciar a grandiosidade do Lago de Furnas, uma das imagens mais lindas de Capitólio. Quando encerrar o passeio, siga em frente rumo a alguns circuitos de cachoeiras, entre elas, a cachoeira da Trilha do Sol. Além das cachoeiras Paraíso Perdido, cachoeira Pé da Serra, o complexo da cachoeira da Capivara e as cachoeiras do retiro Viking. Todos os passeios são maravilhosos e com algumas das principais cachoeiras de Capitólio. Dessa forma, existe muito o que turistar em Capitólio, uma das principais cidades para conhecer em Minas Gerais.
4- Serra da Canastra – Dicas de viagens em Minas Gerais
São Roque de Minas é uma cidade famosa pela produção do famoso queijo canastra. Assim, com diversas fazendas que normalmente recebem os turistas para conhecer todo o processo de produção, e provar essa iguaria. Sendo assim, as fazendas Capão Grande, onde os donos costumam receber visitantes, e a Agroserra, que normalmente produz queijos grandes, são algumas das fazendas mais famosas da cidade.
A cidade também é conhecida por ser a porta de entrada para quem deseja conhecer o Parque Nacional da Serra da Canastra, uma área verde de aproximadamente 200 hectares. As diversas trilhas e os paredões de rochas são considerados grandes atrativos para aqueles que se consideram mais aventureiros em meio à natureza. Ou você pode apenas apreciar as centenas de paisagens naturais que se estendem por seis municípios da região.
A portaria principal do parque se encontra em São Roque de Minas. Entrando por ela, é possível conhecer a nascente do Rio São Francisco e a parte alta da lindíssima cachoeira Casca D’Anta. A aproximadamente 50 km dali se encontra a Vargem Bonita, onde se encontra a portaria 4 do parque, que oferece acesso à parte baixa da Casca D’Anta.
Opção de hospedagem em São Roque de Minas
O queijo canastra junto de um cafezinho estão sempre presentes no Chapadão da Canastra. A gastronomia é um dos principais diferenciais do hotel, isso porque ele oferece aos seus hóspedes, um café da manhã caprichado, com diversas delícias locais de deixar qualquer um com água na boca.
A localização do local é outro grande destaque, isso porque a hospedagem costuma mesclar o rural do urbano, já que se encontra no centro da cidade. Mas também nas margens do Rio do Peixe e ao lado do Parque Nacional da Serra da Canastra.
Além disso, a área de lazer do hotel possui piscinas, salão de jogos, hidromassagem e área kids. Já os apartamentos trazem uma bela varanda com vista para a cidade ou para a serra, para você poder descansar apreciando uma linda paisagem, se você está em busca das melhores viagens para casal, essa é uma excelente opção.
5- Carrancas
Famosa pelo seu grande número de cachoeiras, Carrancas se trata de uma cidade localizada no Sul de Minas Gerais. São diversas as atrações turísticas, com opções tanto para quem está em busca de mais aventuras, quanto para os que estão atrás de dias de descanso e tranquilidade. Inclusive, as paisagens encantadoras de Carrancas já foram cenários para diversas novelas brasileiras.
Além disso, o complexo da Zilda é o point da cidade que possui três cachoeiras e um divertido escorregador natural para fazer a alegria de todos. Outras quedas d’água imperdíveis para um delicioso banho gelado são a da Esmeralda e a do Tira-Prosa. A cachoeira da fumaça, o cartão-postal do município é imprópria para tomar banhos, mas compõe um lindo cenário de encher os olhos.
Falando em lindas vistas, não deixe de visitar a Chapada dos Perdizes, o ponto mais alto da cidade, com uma vista para as serras das Broas, Moleque e Abanador. Procure dar uma passadinha também no centro do município para conhecer um pouco a igreja Nossa Senhora da Conceição de Carrancas, toda feita de quartzo, construída durante o século 18.
Hospedagem em carrancas
A deliciosa pousada além das formas, fica localizada em uma linda área verde com vista para a cidade toda. A ideia do local é manter a harmonia junto da natureza: A propriedade tem duas cachoeiras e uma gruta, além de um pomar com uma grande variedade de frutas e uma horta orgânica que os visitantes podem conhecer.
As deliciosas comidas caseiras são servidas em um apetitoso café da manhã, que inclui opções saudáveis. Além disso, os produtos oferecidos aos hóspedes também são veganos e orgânicos. Os viajantes se acomodam em chalés com varandas, e existem suítes maiores que podem acomodar até quatro pessoas. Ou seja, perfeitas para quem está planejando fazer uma viagem em família.
6- Gonçalves- Dicas de viagens em Minas Gerais
Localizada na Serra da Mantiqueira, a cidade de Gonçalves ainda está se despontando como um destino turístico de Minas Gerais. Isso porque a cidade conserva um ar interiorano, contudo, com uma pegada mais descontraída e cheia de pousadas convidativas para deliciosas viagens a dois. Além de oportunidades para o turismo de aventura, e uma gastronomia de tirar o fôlego.
Existem desde restaurantes simples e encantadores, com deliciosas comidas caseiras servidas no fogão a lenha. Até aqueles locais mais refinados com um menu completo e carta de vinhos, passando por lojinhas charmosas que vendem produtinhos artesanais. Uma delas é a Senhora das Especiarias, uma excelente oportunidade para levar deliciosas geleias de lembrança para casa. Além disso, todo sábado de manhã é possível encontrar uma feirinha de produtos orgânicos na cidade.
Já os lindos bosques de araucárias em Gonçalves, proporcionam aos visitantes boas atividades de ecoturismo. São dois quilômetros de trilha que levam até a Pedra do Forno, que é o ponto mais alto da região. Com aproximadamente 1.970 metros de altitude e uma vista de tirar o fôlego impressionante. Sem contar que dá para se refrescar em cachoeiras, fazer bóia cross no rio Capivari, passear nos famosos 4×4 e até mesmo voar de paraquedas.
Conclusão sobre dicas de viagens em Minas Gerais
Minas Gerais é um estado muito querido e buscado pelos visitantes, principalmente por quem gosta de conhecer cidades históricas, belas paisagens de cachoeiras e natureza, além de uma culinária única e que te faz querer sempre mais.
Afinal, Minas Gerais é um estado conhecido por ter uma culinária bastante regional, com deliciosos queijos, doce de leite, pães e vinhos que são um grande diferencial da culinária mineira. Sem contar que Minas é o destino perfeito para todas as estações do ano, seja no calor ou no frio, sempre tem o que fazer por lá.
Por fim, sem contar que as atrações do estado envolvem a família toda. Ou para quem deseja fazer uma viagem romântica, com amigos ou até mesmo sozinho. Minas Gerais é um estado repleto de pessoas receptivas e muitas histórias que merecem ser contadas e conhecidas.