Dicas de Finanças Pessoais: Aprenda a Organizar Melhor Sua Vida Financeira! – Promo Aéreas

Dicas de Finanças Pessoais: Aprenda a Organizar Melhor Sua Vida Financeira!

dicas de financas pessoais

Anúncios

Você coloca em prática as dicas de finanças pessoais? Seja qual for a sua resposta, se você termina o mês no vermelho ou no azul, saiba que sempre dá tempo de melhorar sua relação com o dinheiro e transformar sua realidade financeira.

Por isso, é fundamental colocar em prática as dicas de finanças pessoais. Elas fazem toda a diferença na sua realidade aplicando os mesmos conceitos de uma empresa, por exemplo, mas adequados para a forma pessoal. Isso significa, que nas suas finanças pessoais você vai ouvir muito falar sobre orçamento, planejamento e fluxo de caixa. Entre outras tarefas que acabam fazendo parte deste importante aspecto da vida.

A seguir vamos te oferecer as dicas de finanças pessoais certas para que você consiga se organizar financeiramente e terminar o mês com dinheiro na conta. Anote todas as informações e coloque em prática na sua rotina diária!

O que é gestão de finanças pessoais?

dicas de finanças pessoais
Confira as nossas dicas de finanças pessoais (FOnte: Canva)

Em primeiro lugar, antes de falarmos sobre as dicas de finanças pessoais, é importante saber o que de fato ela significa. Sendo assim, quando falamos sobre gestão de finanças pessoais, estamos nos referindo diretamente a todas as ações de planejamento e controle do seu orçamento doméstico. 

Anúncios

Neste caso, as dicas de finanças pessoais estão presentes desde as mínimas escolhas diárias. Como por exemplo, a escolha da marca do papel higiênico, até as grandes decisões que precisam ser tomadas. Como é o caso de escolher se vai decidir financiar um imóvel ou um veículo.

São essas pequenas e grandes escolhas que juntas compõem seu orçamento e determinam qual será sua situação financeira. Tudo parte do planejamento que é o que estabelece metas e assegura que você vai trabalhar no sentido de conquistar os seus sonhos. No momento de planejar, é fundamental ser realista quanto ao valor da sua renda e  suas expectativas de ganhos para os próximos meses.

Os gastos também precisam estar de acordo com a realidade, sempre estipulando um valor que possa corresponder a realidade da sua média de despesas mensais atuais. E não baseando em uma meta que você gostaria de estar gastando. 

Anúncios

No fim, o principal objetivo é ter seu orçamento mais organizado e uma situação financeira mais estável para conseguir lidar com crises, imprevistos e emergências que aparecem sem a gente esperar.

Dicas de finanças pessoais

Além de saber as dicas financeiras para economizar dinheiro, é  fundamental aprender como fazer isso de forma constante na sua vida pessoal. 

Desse modo, chegou a hora de aprender como  organizar suas finanças. Para isso, separamos uma série de dicas de finanças pessoais para que você consiga aplicar na sua rotina diária, confira:

1- Orçamento: Faça uma análise de suas rendas e despesas

Em primeiro lugar, ter conhecimento de seus ganhos, gastos e dívidas é o primeiro passo para conseguir organizar sua vida financeira com atitudes e passos simples. Afinal, essa é a forma mais rápida de descobrir a causa de um endividamento e descobrir diferentes maneiras de cortar gastos desnecessários e consequentemente economizar.

Por esse motivo, é fundamental que você faça uma análise completa e anote tudo aquilo que você recebe mensalmente e todas as despesas fixas e variáveis que você costuma ter ao longo do mês.

Dessa forma, essa prática pode ajudar você a identificar e compreender melhor a porcentagem que consegue economizar mensalmente. 

2- Crie seus objetivos financeiros

Ter uma meta do quanto você deseja guardar mensalmente e quais são suas prioridades é fundamental. Dessa forma, quando se consegue ter clareza para definir seus objetivos a curto, médio e longo prazo. Consequentemente, construir uma estratégia para atingi-los acaba se tornando uma tarefa bem mais simples.

Sendo assim, para conseguir organizar suas finanças pessoais, procure definir metas e aprenda a trabalhar focando em cada uma delas. Por exemplo, você pode ter como objetivo economizar pensando no futuro e na sua aposentadoria.

A partir disso, você pode determinar que começará a poupar 10% da sua renda mensal e subirá sua meta para 15% no prazo de seis meses, e 20% em um ano. Tendo essa definição em mente, basta se organizar para conseguir manter a disciplina para não sair desse planejamento e fazer ele se tornar uma prioridade em sua vida.

3- Monitore seus gastos – Dicas de finanças pessoais

Grande parte dos brasileiros acabam tendo dificuldade na hora de monitorar seus gastos. E por isso, acabam ficando com seu nome no Serasa ou SPC. Na verdade, hoje em dia, encontrar alguém que tenha a prática de anotar todas suas despesas no papel acabou se tornando uma tarefa um pouco desafiadora.

O lado bom é que a tecnologia tem contribuído bastante para essa mudança de hábito. Atualmente, com a ajuda dos aplicativos de celulares e planilhas de gastos no computador acabou ficando um pouco mais fácil fazer o controle dos seus gastos pessoais.

Sendo assim, independente de qual for o método escolhido, tenha o cuidado de monitorar quanto e com o que você está gastando seu dinheiro diariamente, semanalmente e mensalmente. Além disso, essa simples atitude pode revolucionar seu dia a dia e consequentemente te ajudar a economizar cada vez mais.

4- Crie uma reserva de emergência

Sabemos que os imprevistos acontecem. A principal questão é que precisamos nos preparar financeiramente para quando esses fatos inesperados acabam chegando. Como por exemplo, uma doença, nascimento do emprego ou a perda de um serviço fixo que acontece do nada e você precisa estar preparado para arcar com suas dívidas até encontrar um novo.

Neste caso, ter um fundo emergencial ou uma reserva de emergência acaba sendo uma estratégia bem interessante. Além disso, ela vai te ajudar a passar por esses momentos desafiadores com mais tranquilidade e evitar futuras dívidas. Por esse motivo,  procure planejar e colocar em prática essa ideia o mais rápido possível.

5- Tenha disciplina e persistência – Dicas de finanças pessoais

Quando paramos para pensar nos motivos que levam uma pessoa a se endividar e não conseguir manter sua vida financeira saudável e em dia. A falta de disciplina e persistência acabam sempre estando no topo da lista.

Por isso, é fundamental destacar os cuidados com as finanças e o quanto ele precisa fazer parte da sua rotina. Assim, quando os bons hábitos são cultivados diariamente, consequentemente os resultados logo começam a aparecer. Em outras palavras, a organização financeira só é conquistada quando feita de forma constante e aos poucos.

6- Controle o uso do cartão de crédito

Sem dúvidas, o cartão de crédito é um grande aliado dos consumidores nos dias de hoje. Contudo, em muitos casos ele pode acabar se transformando no grande vilão do orçamento familiar quando usado de forma exagerada e descuidada.

Isso porque o crédito fácil e rápido pode acabar escondendo inúmeras armadilhas e acabar prejudicando todas as suas metas financeiras. Isso porque ele está diretamente ligado a uma das maiores taxas de juros do mercado financeiro.

Sendo assim, o ideal caso você tenha cartão de crédito é recorrer a ele de forma mais consciente e apenas quando for necessário. Outro lembrete fundamental: Não se esqueça de fazer uma avaliação do custo da fatura mensal e não apenas o valor referente a cada parcela.

Conclusão sobre dicas de finanças pessoais

Os principais benefícios de cuidar das suas finanças pessoais e de suas economias no geral. Está justamente no maior conforto e segurança nas suas finanças que você acabará recebendo como frutos.

Além disso, quem se organiza bem financeiramente consegue identificar com mais facilidade os desperdícios e apontar gastos que precisam ser cortados para conseguir garantir uma folga na hora de fechar as contas do mês, investir e poupar.

Fazendo isso, além de saber exatamente para onde está indo todo seu dinheiro. Consequentemente você evita acabar caindo em fontes de crédito caro, que acabam te prendendo a juros abusivos.

Por fim, quem cuida bem e organiza suas finanças acaba vivendo uma vida financeira mais tranquila e com menos pressão. Isso porque está mais bem preparado para lidar com os imprevistos que acabam surgindo sem avisar.

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.